Hepatite em debate no Projeto Eureka

28/09/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, aconteceu mais uma edição do Projeto Eureka, no Auditório do SESC Deodoro, dessa vez discutindo as questões que envolvem a Hepatite e os seus tipos.

A Hepatite é uma doença inflamatória do fígado, que compromete suas funções, podendo ser aguda ou crônica. Atualmente, são conhecidos cinco tipos de Hepatites virais, assim classificadas como A, B, C, D e E, sendo as mais frequentes as Hepatites A e B, embora a hepatite do tipo C também representa preocupação por suas consequências.
 

A Hepatite A é a mais comum, a que ocorre mais frequentemente em crianças, com evolução benigna, apresentando poucas consequências ao fígado. A contaminação é através da água, do sangue e de secreções humanas. Já a Hepatite B, que atualmente afeta 2 milhões de pessoas no mundo, pode ser transmitida pelo contato com sangue infectado.
 

Os sintomas da Hepatite C são imperceptíveis e o vírus dessa tipologia é mais letal que o vírus da AIDS, sendo 3 vezes mais infeccioso. A Hepatite C já atinge 3 milhões de brasileiros e pode evoluir para cirrose e câncer de fígado, e a principal via de transmissão é o contato com sangue e com secreções contaminadas pelo vírus.
 
Só os pacientes infectados pelo vírus da Hepatite B podem adquirir a Hepatite D. A transmissão da Hepatite E é fecal-oral, ocorrendo pelo contato com água e alimentos infectados. Essa tipologia é rara no Brasil.
 
Para se proteger contra a Hepatite, Patrícia encerrou a palestra lembrando a importância de lavar corretamente frutas e verduras e todos os alimentos em geral, lavar frequentemente as mãos e higienizar os banheiros. Além dos cuidados com a relação sexual, usando preservativos, utilizar materiais descartáveis e não compartilhar materiais de uso pessoal, como alicates, tesouras e escovas de dente.
 
O próximo encontro do Projeto Eureka será dia 05 de outubro, com a temática “O uso consciente das Redes Sociais no ambiente do trabalho”, ministrada pela Relações Públicas do SESC, Thaís Verena. Não perca!
 
Texto: Luanna Teixeira