SESC promove Programa de Arte Educação Inclusiva

06/10/2011 às 00:00 por Viviane Franco


Promover a inclusão social é um dos principais objetivos do SESC-MA. Nesse contexto que a Galeria de Arte realiza pelo 15º ano o Projeto Mãos a Obra – Arte Educação Inclusiva, no período de 7 a 31 de outubro.

O projeto tem como objetivo oportunizar aos deficientes visuais o prazer da experiência estética por meio da estimulação da percepção tátil em trabalhos com relevo, além de possibilitar a discussão sobre a relação do público com as instituições e reavaliação de conceitos de no processo de inclusão social.

A programação inclui a Exposição Coletiva “Lições para ler um corpo”, com objetos propostos por José Raimundo Júnior, Nelma Rolande, André Bogéa e Isabel Mendonça; e a realização de Oficina para Educadores, a Exibição de Filmes para os voluntários do projeto Arteprata e alunos do ensino fundamental e Palestras de Experiências para educadores e interessados.

A Exposição será lançada nesta sexta-feira, 07, a partir das 18h30, na Galeria de Arte do SESC e ficará disponível para visitantes no período de 10 a 31 de outubro, das 8h30 às 17h30. Serão apresentados trabalhos bidimensionais e tridimensionais, propondo a exploração da textura tátil do braile que une as formas visuais de fotografias, esculturas e pinturas em simbiose plástica e simbólica.

Serão realizados ainda dois workshops com os temas “Libras – Uma conversa possível” e “Mediação Cultural que faz diferença”.

Alunos das escolas “Helena Antipoff”, de Cegos do Maranhão (ESCEMA), CAP, João Mohana e escolas de rede pública serão alvo de oficinas didáticas inclusivas para trabalhar a coordenação motora, a percepção tátil e sonora integradora, por meio de técnicas artísticas desenvolvidas didaticamente.

Texto: Lideney Ribeiro / Foto: Divulgação