Arte não tem idade: música em movimento na maturidade

11/10/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

Completando o segundo aniversário, o coral “Vozes da Sabedoria” e o Grupo musical “Retratos e Canções” mostram todo o seu talento e animação nesta segunda-feira (17), no Ginásio Charles Moritz, SESC Deodoro, a partir das 15h30. O evento, intitulado “Arte não tem idade: Música em movimento na Maturidade” tem entrada franca e será marcado por homenagens aos grupos de idosos do SESC, além de palestras ao público.

Com o objetivo de revelar a importância da música na Terceira Idade, a programação conta com a apresentação de alunas do curso de Iniciação Musical, do Coral Vozes do Tempo, integrante do Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (CAISI) e do Bumba mu Boi Estrela do Gen.

A tarde prossegue com as palestras “A extensão da música no cotidiano das pessoas”, ministrada pelo músico do Boi Barrica, Francisco Pinheiro; e “O alcance da música na promoção da qualidade de vida da pessoa madura”, com a geriatra Jacira Serra e a psicóloga e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, Ana Lúcia Helal. Ao final de cada bloco, o espaço estará aberto a perguntas.

O SESC desenvolve com o grupo da Terceira Idade dois projetos musicais que, um de iniciação musical e a banda “Retratos e Canções” que, entre outros benefícios, devolve a autoestima e com isso melhora a expectativa de vida dos participantes.

As turmas de iniciação acontecem pela manhã, duas vezes por semana, com duração de uma hora de aula e possui atualmente 22 alunos assíduos. A atual turma teve início no mês de fevereiro e terá aula até dezembro. O curso possui hoje a disposição dos alunos 05 teclados, 02 violões, 03 percussões e 01 flauta.

Formada por músicos experientes, a banda Retratos e Canções representa o repertório da vida dos componentes e como cada música marcou as etapas que passaram ao longo dos anos. Atualmente é composta por nove idosos, entre cantores e os músicos de percussão, cordas e sopro. No repertório, bolero, samba forró e xote.

PROGRAMAÇÃO

  • 17/10/2011 – 15h30
  1. PALESTRA: "A EXTENSÃO DA MÚSICA NO COTIDIANO DAS PESSOAS" – Músico do Boi Barrica, Francisco Pinheiro
  2. PALESTRA: "O ALCANCE DA MÚSICA NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA MADURA" – Geriatra Jacira Serra e a psicóloga e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, Ana Lúcia Helal
  3. APRESENTAÇÕES DE GRUPOS MUSICAIS E DE CANTO CORAIS
  4. APRESENTAÇÃO DE ALUNAS DA INICIAÇÃO MUSICAL
  5. APRESENTAÇÃO: CORAL VOZES DO TEMPO – CAISI
  6. APRESENTAÇÃO: BOI ESTRELA DO GEN
  7. APRESENTAÇÃO: CORAL VOZES DE SABEDORIA – SESC