Luta contra fome e desperdício: SESC distribui 7.000 pães neste sábado

20/10/2011 às 00:00 por Viviane Franco


O SESC comemora o Dia Internacional do Pão neste sábado (22), distribuindo 7.000 pães a quatro instituições da área do São Cristóvão. A ação encerra o calendário de atividades da Semana Mundial de Alimentação, promovidas em todas as unidades do país. O início da distribuição está agendado para as 8h30.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro. Entretanto, a Semana acontece entre os dias 17 e 22 de outubro, tendo como objetivo principal alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo. Este ano, o tema é “Preços da alimentação – da crise à estabilidade”, voltado para a diminuição do impacto sobre populações mais vulneráveis. De acordo com o Banco Mundial, entre 2010 e 2011, o aumento do preço dos alimentos deixou quase 70 milhões de pessoas na pobreza extrema em todo o mundo.

O SESC-MA está na luta contra a fome há 9 anos, por meio do Programa Mesa Brasil, que atende cerca de 70 instituições voltadas ao apoio do adolescente, criança e idoso de São Luís e Caxias. O Dia Mundial do Pão faz parte do seu calendário. Desta vez, as instituições atendidas são Clube de Mães Vovó Mesquita, Clube de Mães do Baixão do São Cristóvão, Centro Comunitário da Vila Brasil e Clube de Mães Unidos Venceremos.

Além, da entrega dos 7.000 pães, o Mesa Brasil também realiza a palestra educativa “O Consumo Equilibrado de Pães e a Alimentação Saudável no Clube de Mães vovó Mesquita” para colaboradores, famílias atendidas e comunidade em geral, no Jardim São Cristovão, às 15h.

Soraya Aguiar, coordenadora do Programa, explica que a arrecadação e distribuição é uma ação conjunta que integra o SESC, empresas, instituições sociais e pessoas voluntárias no esforço da diminuição das carências alimentares e do desperdício de alimentos.

Este ano, as empresas parceiras são: Moinhos Cruzeiro do Sul, Empresa Aroma e Sabor, Indústria de Pães Mateus e Supermercado Carone (Itapiracó e São Cristóvão).

Entrega:

  • Clube de Mães Vovó Mesquita (Jardim São Cristóvão) – 8h30
  • Clube de Mães do Baixão do São Cristóvão (São Cristóvão) – 9h30
  • Centro Comunitário da Vila Brasil (Vila Brasil) – 8h30
  • Clube de Mães Unidos Venceremos (São Bernardo) – 9h30