Um estranho que me quer – estréia na 6ª Mostra Guajajara de Artes

25/10/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

Andréa Barros
 
Cômico, sem banalidade. Trágico, sem exageros. Sem gênero teatral definido, estréia nesta quarta (26), às 19h, no Teatro João do Vale (Praia Grande), o espetáculo “Um estranho que me quer”. Concebido pelo dramaturgo mineiro Sérgio Abritta, o texto do espetáculo integra a programação teatral da 6ª Mostra Guajajara de Artes, que acontece em São Luís até sexta, 28, e segue rumo à Itapecuru e Caxias até o dia 3 de novembro.
De forma tragicômica, os atores Keyla Santana e Roberto Froes levam ao palco os desejos, angústias e crises de um relacionamento amoroso conturbado. Inspirado no cotidiano dos casais nos dias de hoje, o espetáculo expõe a intimidade de dois personagens que se enredam numa trama de conflitos causados pela diferença de gênero e idade, agravados por diferentes posicionamentos da visão de mundo.
Intérprete da personagem Juliana, Keyla acredita que o espetáculo possibilita uma identificação imediata com o público, já que o relacionamento moderno é um tema presente na vida de grande parte da sociedade. “Esse tema sempre esteve presente nas peças teatrais, até mesmo porque todo mundo um dia já viveu ou vai viver um momento complicado na vida amorosa”, afirma a atriz.
Segundo Keyla, o projeto do espetáculo já existe há dois anos, mas somente em 2011 conseguiu ser colocado em prática. Escolhido pela atriz, o texto não conseguiu virar peça teatral antes devido à dificuldade de montar uma equipe com profissionais disponíveis e comprometidos, além da falta de apoio logístico e financeiro para a execução do projeto.
O espetáculo se configura também no papel da mulher na modernidade e de que forma essa nova mulher exige sua sexualidade e seu prazer. Para isso, os atores utilizam elementos cênicos eróticos, o que direciona a peça para um público adulto, com classificação etária de 14 anos de idade. Durante vários momentos da encenação, o conflito entre o casal se destaca mais, intensificando a linha trágica da peça.
De acordo com Keyla, a 6ª Mostra Guajajara de Artes é um dos poucos eventos que disponibilizam espaços para o teatro maranhense. “Nós decidimos estrear este espetáculo na Mostra exatamente pela importância que o evento dá às artes cênicas e pelo apoio que a gente tem para divulgar nosso trabalho e fazer artístico”, ressalta ela.
Durante toda a Mostra estarão sendo recebidas as doações de 1 quilo de alimento não-perecível, que serão trocados pelos ingressos das apresentações que acontecerem em espaços fechados. Os alimentos arrecadados serão encaminhados às entidades beneficentes atendidas pelo Programa Mesa Brasil SESC.
Enredo – Marcelo e Juliana, apesar de morar juntos, não se consideram casados. Ele é um filósofo e historiador, que desempenhava um papel capitaneador na relação até perder o espaço para ela. Juliana, por sua vez, é uma recém-estudante universitária de Letras com um desenvolvimento intelectual formidável que a impulsiona a se impor cada vez mais na relação. Ela passa a exigir do companheiro, agora, direitos sentimentais e sexuais que antes lhe eram negados.
A partir daí, os conflitos afloram na relação. Ele não aceita a transformação da mulher no que ele define como “ser humano extremamente racional” que deve ser consciente de seu papel de mulher, companheira e amante. Enquanto isso, ela não consegue evitar o “descortinamento” que sua consciência de mulher lhe trouxe sobre o companheiro. Nesse ínterim, ambos seguem se vendo sob provas de fogo, envolvendo sentimentos, valores morais, consciência de classe, etc.
Com a relação prestes a ruir, ele toma uma atitude drástica que muda toda a aparente obviedade do final. O resultado é uma peça que busca ser cômica, porém fugindo da banalidade; trágica, mas sem ser escatológica. Revela-se como um passeio pelas nuances do comportamento, e mais fundo ainda no confronto do espelho das relações humanas e amorosas.

 
Serviço
O quê: Espetáculo “Um estranho que me quer”
Quando: Hoje, 26, às 19h
Onde: Teatro João do Vale (Praia Grande)
 

Andréa Barros