Doze horas de arte e cultura no SESC nesta sexta

27/10/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

Nove dias de programação cultural é muito pouco para os amantes das artes visuais, cinema, teatro, literatura, música. Para deixar um gosto de “quero mais” no público maranhense, a 6ª Mostra SESC Guajajara de Artes será encerrada, mais uma vez, com uma overdose de cultura. A Mostra será encerrada em São Luís com nada menos que 12 horas seguidas de apresentações culturais e shows musicais. O Over 12h acontece sexta, 28, a partir das 12h, no SESC Deodoro (Centro).
A programação começa com a apresentação “MO VER-SE”, feita pelo coletivo de artistas. Em seguida o público vai conferir o espetáculo “2/1” com os atores Donny Santos (MA) e Tatiana Lodovici (SP). O Teatro de Cordel será apresentado logo depois, sob o comando de Arly Arnaud, que conta e canta histórias em forma de cordel, dando ação à palavra rimada que, aliada à graça e dinâmica do ritmo, mantém vivo o interesse no espetáculo, da primeira ao último verso, interagindo com o público e mostrando um pouco da arte do cordel, tão comum na cultura popular nordestina.
            Às 15h é a vez da Cia. Paralaxe de Dança-Teatro interpretar “Antropofagia”, baseada no Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade. Cássia Pires encena “Cemitério de Espumas” logo depois, antecedendo a performance de Cris Campos e Lauande Aires em “O Crime da Baronesa”.
            A partir das 20h, o palco do SESC será ocupado pelo talento das cantoras maranhenses Célia Maria e Dicy Rocha, além da discotecagem da Rádio Zion. O DJ Pedro Sobrinho comanda a festa às 22h, anunciando a chegada do carioca Marcelinho da Lua nas pick ups. Para quem não conhece o som dos Djs da noite, vale a pena conferir a personalidade – seja tocando bossa nova, jazzy, coco, mina do Maranhão, indie-rock, música ucraniana, africana, cubana, cumbia colombiana – do DJ Pedro Sobrinho.
A grande expectativa da noite, o DJ Marcelinho da Lua, promete explorar o Samba, o Afrosamba, a Bossa Nova, o Carimbó, o Maracatu, o Mangue Beat e todos os outros estilos musicais que o Brasil oferece. Além das próprias criações, Marcelinho da Lua mostrará mais da sua musica eletrônica com remixes de Orlandivo (no álbum Sambaflex), Paralamas do Sucesso (no álbum Hoje), Hyldon – “Na Rua, na Chuva, na Fazenda (Casinha de Sapê)” e “As Dores do Mundo”, “Que Baque é Esse?”, de Lenine, na voz da Daniela Mercury.
Paralelamente aos shows musicais, o SESC Deodoro será palco de performances e intervenções artísticas até às 00h. Para comandar as performances e intervenções foram convidados os artistas Donny dos Santos (MA), Tatiana Lodovici (SP), Wilson Chagas (MA), Urias de Oliveira/MA (“Contos Africanos”) e Josué Redentor/MA (“Sempre fica um cheiro”).
Durante o último dia da Mostra estarão sendo recebidas as doações de 1 quilo de alimento não-perecível, que serão trocados pelos ingressos das apresentações que acontecerem em espaços fechados. Os alimentos arrecadados serão encaminhados às entidades beneficentes atendidas pelo Programa Mesa Brasil SESC.
Cortejo artístico – A concentração acontece às 15h30 na Praça Nauro Machado (Praia Grande) e segue pela Rua da Estrela, Avenida Magalhães de Almeida, Largo do Carmo, Rua Grande até a Praça Deodoro. Participam desse evento, os grupos de teatro Cara de Arte e Improviso; os grupos circenses GAMAR e Huhuhu; o grupo de dança Afro Omnirá, o Bloco Tradicional Vinagreira Show, Maratuque Upaon Açu, dentre outros.
 
Confira a programação completa do Cortejo Artístico e do Over 12h:

CORTEJO e ENCERRAMENTO
 
15h30 – Concentração: Praça Nauro Machado
Circuito: Rua da Estrela, Av. Magalhães de Almeida,
Largo do Carmo, Rua Grande, Praça Deodoro
 
 19h – Recepção e apresentações dos grupos: Área de Vivência – SESC Deodoro
1.       Teatro/Tapete Criações Cênicas
2.       Teatro/Grupo Improviso
3.       Circo/ Grupo GAMAR
4.       Circo/ Grupo HUHUHU Circo Teatro
5.       Dança Afro Omnirá
6.       Bloco Tradicional/Os Foliões
7.       Música percussiva/Maratuque Upaon Açu
8.       Tambor de Crioula “Arte Nossa”
9.       Cia. Street Master
10.    Xangô Caô – TSI SESC
11.    Banda de Música do 24º Batalhão de Caçadores
12.    Projeto Por Trás da Cena/SESC
 
PROGRAMAÇÃO OVER12h
Local: SESC Deodoro
 
12h “MO.VER-SE” – Coletivo de artistas (Antunes Neto)
13h “2/1” – Donny dos Santos/MA e Tatiana Lodovici/SP
14h Teatro de Cordel – Arly Arnaud
15h “Antropofagia” – Cia. Paralaxe de Dança-Teatro
16h “Cemitério de Espumas” – Cássia Pires
17h “O Crime da Baronesa” – Cris Campos e Lauande Aires/MA
18h
 
 
Performances e intervenções das 21h às 00h
1.       Donny dos Santos/MA
2.       Tatiana Lodovici/SP
3.       Wilson Chagas/MA
4.       “Contos Africanos” – Urias de Oliveira/MA
5.       “Sempre fica um cheiro” – Josué Redentor/MA
Programação Musical
 
20h – Célia Maria/MA
21h – Dicy Rocha e Rádio Zion/MA
22h –22h – DJ Pedro Sobrinho/MA
23h – DJ Marcelinho da Lua/RJ