Teatro de Cordel : grande atração de hoje na 6ª Mostra Guajajara de Artes

27/10/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

O destaque da programação de hoje (27) fica por conta do espetáculo “Teatro Chamado Cordel”, do grupo sergipano Imbuaça. Na hora do almoço, mais precisamente às 12h, o grupo se apresentou na Área de Vivência do SESC Deodoro, interpretando três textos da Literatura de Cordel: “O Matuto com o balaio de maxixi”, de José Pacheco; “A Moça que bateu e virou cachorra”, de Rodolfo Coelho Cavalcante e “O Malandro e Graxeira no chumbrego da orgia” de vários cordelistas.

Os textos são intercalados por danças e músicas folclóricas, apresentando o universo fantástico da Literatura Popular em clima de muito humor o espetáculo. A cena é invadida por personagens do cotidiano que discutem questões universais. O espetáculo faz parte do projeto “Palco Giratório”, responsável por promover a democratização do acesso à cultura, chegando a cidades carentes de atividades artísticas e privilegiando grupos não comerciais, abrindo espaço para produções de diferentes linguagens.

Sobre o Palco Giratório – Promovido pelo Serviço Social do Comércio desde 1998, o Palco Giratório é o único circuito que percorre todo o país com espetáculos cênicos. Do teatro de bonecos e de rua, ao circo e à dança, entre outras manifestações culturais, o Palco Giratório criou uma importante rede de intercâmbio cultural no País. 

Mais do que circular as diferentes produções em todo o país, o intercâmbio dos grupos, que circulam em estados diferentes da sua costumeira área de atuação, proporciona uma experiência rica e construtiva para os artistas. Além da troca de informações e metodologias de trabalho, o Palco Giratório promove também a interação dos grupos com o público, por meio de conversas, oficinas e debates que ampliam o conhecimento sobre o processo de criação no universo das artes cênicas.