Campeonato brasileiro de Karatê acontece no SESC-MA

01/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

O karatê surgiu da vontade de unir saúde física e mental. Os seus princípios filosóficos podem ser aplicados em todos os segmentos da vida do atleta. Com foco no exercício desses valores, o SESC-MA abriu as portas para a XXI Copa Budô-Kan de Karatê, neste sábado (29). O campeonato brasileiro, disputado em todas as categorias, contou com a participação de aproximadamente 300 competidores dos estados do Pará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Maranhão.
 
Na abertura da XXI Copa Budô-Kan de Karatê, os atletas desfilaram com as bandeiras do seu estado, fizeram o juramento e saudaram os 10 árbitros convocados para pontuar as lutas. Compondo a mesa, estavam os representantes Pedro Yamaguchi (PA), Fabrício Aurélio (PI), Luís Carlos Cardoso (CE) – vice-presidente da Confederação Brasileira de Karatê, Professor Targino (PE e PB), Pedro Almeida (MA), a diretora de Programas Sociais do SESC Telma dos Anjos e o vice-presidente da Fecomércio Marcelino Araújo.
Pedro Almeida, coordenador do evento, agradeceu ao SESC pela belo trabalho que desempenha em prol do esporte e da sociedade. “Ao mesmo tempo em que acontecia a oficina de karatê aqui no ginásio, o público apreciava várias expressões artísticas na área de vivência. O SESC desempenha um importante papel social e a gente só tem que agradecer pelo apoio”, afirma.
Antes da abertura da Copa, nos dias 26, 27 e 28 foi oferecido o Curso técnico e Arbitragem, ministrado pelo Mestre Takashi Shigueda, no ginásio do SESC.
Ao todo, o Maranhão conquistou 70 medalhas, sendo 21 de ouro, 25 de prata e 26 de bronze. Foram destaques os atletas Kawan Jader (Budokan), Adreina Pereira (SESC), Lauande Gomes (Budokan), Nayra Gusmão (SESC), Vanessa Moura (SEMCAS) e Rosana Ramos (Akasam).
Em 21 anos de realização da Copa Budô-Kan de Karatê, 16 edições foram realizadas no SESC-MA.

Texto e foto: Amanda Machado