Saúde em pauta

04/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

 
Para manter a saúde, a prevenção é o principal caminho. Buscando amenizar os principais problemas que atingem a população, o SESC realiza ações educativas, incluindo distribuição de kits de higiene, entrega de folderes, preservativos, apresentação de pequenas peças teatrais, entre outros, desde outubro até o dia 1° de dezembro, na Área de Vivência do SESC Deodoro e também no Terminal de Transporte da Praia Grande.
Os comerciários e usuários do SESC Deodoro recebem informações e dicas de saúde no horário do almoço a respeito de temas variados. Mo mês de outubro, duas ações educativas foram realizadas com sucesso, sendo que uma delas foi voltada para o adolescente. Foram abordados temas como gravidez precoce, violência e contágio de Hepatite B e C, além de uma peça teatral de 5 minutos alertando sobre os perigos na adolescência encenada pela Companhia Santhay de Teatro.
Esse mês, as atividades da Área de Vivência do SESC Deodoro acontecem nos dias 9 e 11(das 10 às 15 horas) e nos dias 16 e 23 (das 10 às 14 horas), com temas voltados para o universo da mulher, do homem e das doenças crônicas e degenerativas. Também no dia 23, se estendendo até 24, as abordagens serão realizadas no Terminal de Integração da Praia Grande, das 13 às 17h30, levando informação e prevenção ao maior número de pessoas possíveis.
Geisa Cutrim, coordenadora do projeto, afirma que iniciativas educacionais como essa auxiliam na diminuição dos altos índices de pessoas infectadas por doenças que podem ser facilmente prevenidas. “São medidas simples, mas necessárias. Pequenas mudanças são um grande passo rumo à preservação da vida”, defende.
 
ENCERRAMENTO – LUTA CONTRA A AIDS
O ciclo de ações do SESC finaliza em 1° de dezembro, com uma programação voltada para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data foi criada para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.
Segundo o último relatório da ONU, divulgado em 2008, mais de 33 milhões de pessoas estavam infectadas pelo vírus da Aids no mundo, sendo que no Brasil foram constatados 544 mil casos até 2009.

Texto e foto: Amanda Machado