SESC Amazônia das Artes apresenta Exposição Dentro da Mata

04/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

A exuberância da flora e da fauna do cerrado brasileiro, nas mãos do mato-grossense Miguel Penha se tornaram obras de arte e integram a exposição ‘Dentro da Mata’, em cartaz na Galeria de Artes do SESC-MA, entre os dias 9 e 30 de novembro, das 8h30 às 17h30, com entrada franca. Na vernissage da exposição, dia 8, às 19h, haverá um bate-papo com o pintor.

“Dentro da Mata” consiste em pinturas que contemplam o fascínio da fauna e flora da Chapada dos Guimarães, na qual o artista busca pela a proximidade da real característica da Amazônia, criando um habitat natural com flores, folhas e troncos da natureza.
 
O objetivo da de exposição é levar ao público um novo conceito da pintura naturalista, com o toque “neo-naturalista” de Miguel Penha, para isso foi usado uma linguagem simples, mas bem elaborada, convidando o visitante a fazer parte da experiência vivida pelo artista dentro da mata.
 
Todo o processo de composição das obras é introduzido a sensibilidade, concepção estética rebuscada, simulando toda beleza, pluralidade e harmonia na construção do sistema visual da natureza.
 
A exposição faz parte da programação do Projeto Amazônia das Artes que tem como objetivo a circulação de obras de artistas pelos estados que compõem a Amazônia Legal e Piauí.
 
Sobre o autor

Miguel Penha nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso, em 1961, na região do Sucuri. Iniciou sua carreira artística influenciado pelo surrealismo de Salvador Dali, participando posteriormente do curso livre de pintura na Escola de Belas Artes de Goiânia. Desde 1981, o pintor vem realizando exposições pelo país afora e no exterior.  Motivado pelas belezas da Amazônia e do Cerrado, Miguel passou a viajar pelo centro oeste do Brasil visitando várias nações indígenas, entre elas, Bakairi, Xavantes, Kaiapó e Apurinã, onde estabeleceu contato com a cultura local e obteve conhecimento mais apurado acerca das plantas de cada região. É parte desse conhecimento, e da percepção delicada e atenta da natureza pelos olhos e pinceis de Miguel Penha, o que se pode vislumbrar em ‘Dentro da Mata’.