Exposição Dentro da Mata na Galeria de Arte do SESC-MA

09/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco


A impressão de estar penetrando na floresta amazônica sem sair da cidade é o ponto alto da exposição “Dentro da Mata”, do artista plástico Miguel Penha, aberta a visitação na Galeria de Artes do SESC-MA até dia 30. A mostra encerra o circuito do Projeto Amazônia das Artes 2011 que já passou pelas capitais: Teresina (PI), Amapá (AP), Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

“Dentro da Mata” transporta o público ao cenário selvagem e místico da floresta por meio de uma ambientação com elementos naturais como troncos de mangueiras, cajueiros e folhas secas. Para completar o cenário que realça a beleza das 17 telas que retratam a vegetação da Amazônia e do Cerrado, sons de pássaros e animais característicos criando um espaço a ser explorado.

De acordo com Miguel Penha, a exposição é resultado de um ano de trabalho inspirado nos 10 anos em que viveu no cerrado brasileiro na aldeia dos índios Craós. Em suas telas, expôs as peculiaridades, texturas e nuances das vegetações, para isso o artista utilizou cores profusas e diferentes verdes que remetem aos cenários do imaginário.

“Desde 89 passei a pintar a natureza e suas particularidades, mas a sugestão de registrar artisticamente a experiência vivida na Chapada dos Guimarães foi da minha esposa e produtora Fabíola Henri Mesquita”, revelou.

As obras que estão em exposição são As Folhas, Floresta de Buritirana, Igarapé, Caminho na Mata, Caranaí, Jatobá, Mata Ciliar, Mata Verde, Tucun na Beira do Rio e Caminho para o Rio com destaque para as árvores: Jacundá, a Palmeira Tucun e a Palmeira Buriti.

“Muito interessante a forma como o artista envolve os espectadores a participar da obra criando um clima de floresta, com aroma e sons característicos”, elogiou Denise dos Anjos, estudante de Educação Artística.

AUTODIDATA

Miguel Penha nasceu no ano de 1961 em Cuiabá, estado do Mato Grosso, na região do Sacuri. Em 1979, o artista autoditada começou os primeiros desenhos em nanquim e lápis de cor. Esses trabalhos fizeram parte de uma exposição coletiva realizada em 1981 com outros quatro artistas em Brasília.

Fortemente influenciado pelo trabalho do pintor espanhol Salvador Dalí, integrante do Surrealismo, movimento vanguardista da década de 1920, a partir de 1983, Penha passou a explorar as pinturas a óleo.

Um ano depois, em 1984, quando morou na região das Chapadas dos Guimarães, o trabalho de Penha passa a ser influenciada pelas belezas da Amazônia e do Cerrado, o qual passou a desenvolver uma linguagem própria para retratar estas paisagens.

Desde então, Miguel passou a pintar o meio ambiente e as belezas da flora amazônica em pinturas expressivas e com o olhar original. Em 2009, recebeu o Prêmio Nacional Marcantonio Vilaça promovido pela Funarte (Fundação Nacional de Artes e Cultura) e MINC (Ministério da Cultura).

Pela primeira vez no Maranhão, o cuiabano está expondo suas obras de artes na capital São Luís. “Dentro da Mata” foi idealizada em 2010, quando foi selecionada para compor o calendário de exposições de 2011 do projeto SESC Amazônia das Artes.

Miguel Penha termina o ano com grandes realizações. Recentemente ficou entre os 16 selecionados para o Prêmio Feira ArtRio 2011 promovido pelo Ministério da Cultura e Instituto Brasileiro de Museus. No mesmo ano selecionado para o 1º Salão de Arte Contemporânea do Centro Oeste.

Texto: Lideney Ribeiro / Fotos: Francisco