Mesa Brasil SESC promove concurso de receitas culinárias

09/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

Comida saudável, saborosa, atrativa e barata. O concurso de Receitas Culinárias do Mesa Brasil SESC busca pratos que apresentem todas essas características, mas também ingredientes nutritivos e pouco utilizados como talos, folhas, cascas, sementes ou sobras de preparações. A seleção acontece em duas etapas. Na primeira, realizada no último dia 7, as 12 receitas passaram pela análise de 3 técnicos do SESC, sendo que destas apenas 10 foram classificadas para a etapa final, marcada para o dia 30, às 16 horas, no Belvederie, SESC Deodoro.
 
O concurso é aberto às 70 instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil como forma de estimular a criação de pratos alternativos para o cardápio das crianças, jovens e idosos atendidos.
 
Na primeira etapa, os cozinheiros Alberto Borges e Francisca Cruz e o nutricionista Karlos Paixão analisaram os 12 pratos inscritos de acordo com 10 critérios, dentre eles sabor, textura e custo/benefício. Além da avaliação, Alberto deu dicas de como tornar os pratos mais atrativos com materiais bastante acessíveis.
 
Participaram da degustação e seleção os seguintes pratos: Vatapá de abóbora, Arroz de arco-íris, Frango gratinado, Paçoca de semente de abóbora, Assado campineiro nutritivo, Arroz da Horta, Doce do bagaço do abacaxi, Torta de talo de jongome, Torta de hortaliça, Geléia de casca de abacaxi e Torta de casca de melância.
 
A degustação iniciou com o assado campineiro nutritivo. A equipe solicitou a inclusão de mais alimentos reaproveitáveis na receita, lembrando que o foco central do concurso é a utilização desse tipo de ingrediente. Nesta etapa, dez concorrentes têm a chance de prosseguir, corrigindo pequenas falhas caso sejam detectadas.
 
O seletivo final está marcado para o dia 30 de novembro, às 16 horas, no Belvederie (SESC). Além dos 3 técnicos do SESC, a comissão julgadora também será composta por Luzia Helena(empresária – Olívio J. Fonseca), Robens da Silva(cozinheiro do Atacadão) e Lidiane Mota ( nutricionista do Atacadão).