Adolescentes da Vila Luizão participam de curso de informática

10/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 O projeto Adolescente Cidadão, promovido pelo SESC, está sendo realizado desde o mês de setembro na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Luizão, para um grupo de 40 alunos. Os jovens finalizaram o curso de materiais recicláveis este final de semana e já iniciam o curso de informática na próxima segunda-feira (21).

No curso de materiais recicláveis (45h), iniciado no dia 26 de setembro, as aulas foram dividas em três módulos: vidro, lata e tecido; papel, jornal e caixa e trabalhos com pet. Dentre os artigos confeccionados pelos adolescentes estão pesos de portas, abajus, filtros, arranjos florais, puff, caixas para bijuterias e guirlandas.
O curso de informática, última etapa profissionalizante do projeto, tem início no proximo dia 21, no Centro Integrado de Defesa Social (CIDS-Norte), localizado no Turu. Com o apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o SESC disponibiliza aos alunos os módulos Word, Excel, Photoshop e Coreldraw, sendo que os dois últimos foram escolhidos pelos próprios adolescentes. O curso tem duração de um mês.
O Adolescente Cidadão é uma iniciativa do SESC que visa estimular o desenvolvimento e sustentabilidade social de adolescentes que residam em bairros carentes. O projeto confronta a escassez de oportunidades e investimentos nessas áreas, buscando desenvolver e aprimorar talentos locais, ao mesmo passo em que trabalha valores como a autonomia, percepção cidadã, conscientização ambiental e motivação pessoal. Até dezembro, os jovens ainda participam de gincanas e realizam uma exposição das peças produzidas na Vila Luizão, ao lado da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e nas áreas de Vivência do SESC Deodoro e Turismo.
O SESC desenvolve o projeto a 14 anos, oferecendo cursos profissionalizantes, palestras, oficinas e atividades lúdicas a jovens entre 14 e 18 anos.

Texto: Amanda Machado