Campeonato Nordestino de Taekwondo no SESC-MA

10/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 
 
 
Cortesia, integridade, perseverança, auto controle e espírito indomável. Os princípios do taekwondo são difundidos no Brasil desde 1970 e atualmente o esporte ganha força no cenário mundial com atletas como Natália Falavigna. Com o objetivo de intensificar a prática entre os maranhenses, o SESC realiza a XVI Copa Norte-Nordeste de Taekwondo, nos dias 11 e 12, no ginásio Charles Moritz, com competições e oficina ministrada pelo  Mestre Ivonaldo Lima.
 
Cerca de 200 atletas são esperados para a XVI Copa SESC Norte-Nordeste de Taekwondo.  Participam da competição as delegações do Pará, Ceará, Piauí, Paraíba e Maranhão, incluindo representantes do interior do estado como Imperatriz, Buriticupu, Miranda do Norte e Bacuri.
 
A abertura do evento acontece no dia 12, às 9 horas, no Ginásio Charles Moritz (SESC Deodoro), com um dia inteiro de competições. O dia 11 foi reservado para o Seminário de Artes Marciais, ministrado pelo Mestre Ivonaldo Lima, das 8 às 18 horas, que aborda as mudanças técnicas e as metodologias de ensino da arte, além de regras de arbitragem.
 
Os participantes das modalidades mirim, infantil, juvenil e adulto competem em três categorias: Luta combinada (Sebon Kerougui) e Dobon Kerougui), Poonsae e Combate ( Kerougui).
 
DO BRASIL PARA O MUNDO
 
Natália Falavigna (Londrina) é uma das maiores lutadoras brasileiras. Ela coleciona o maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, sendo a única atleta no Brasil campeã mundial nas categorias júnior, adulta e universitária.
Conquistas
2000 – Campeonato Mundial Júnior. Natália Falavigna conquista o primeiro Ouro em campeonatos mundiais.
2005 – Campeonato Mundial Adulto. Natália Falavigna conquista o Ouro na Espanha.
2007 – Jogos Pan-Americanos. Diogo Silva conquista a primeira medalha de ouro na categoria até 68kg.
2008 – Jogos Olímpicos de Pequim. Natália Falavigna – medalha de bronze.
2009 – Universíadas. Natália Falavigna conquista o Ouro na Sérvia.

Texto: Amanda Machado