SESC realiza XVI Copa de Taekwondo

14/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

O ginásio Charles Moritz (SESC) foi palco de disputas, neste sábado (12). Cerca de 230 competidores de todo o estado disputaram medalha no Campeonato de Taekwondo. Cerca de 60 atletas representaram o SESC, nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto. Marcaram presença no Campeonato SESC de Taekwondo alunos do Colégio Magnólia, Escola Dom Quixote, Colégio Rubem Goulart, ABTO, Escolinha SESC e as delegações de Miranda do Norte, Buriticupu, Bacuri e Imperatriz.

 

 

Iniciado às 9 horas, as disputas prosseguiram durante todo o dia em três categorias: Luta combinada (Sebon Kerougui e Dobon Kerougui), Poonsae e Combate (Kerougui).

 

 

No Sebon o destaque foi o atleta Jhon Éllyton, 14 anos, que disputou na categoria juvenil e no feminino infantil, Thaynara Melônio, 12 anos, aluna do SESC. No Dobon, o imperatrizense Fernando Oliveira, 14 anos, foi o destaque na categoria juvenil.

 

 

No Poonsae (formas), a aluna do Colégio Rubem Goulart Aline Penha, 16 anos, deu um show de segurança, sendo a campeã da categoria juvenil feminino assim como Sávio Marques, 17 anos, no masculino.

 

 

Destaques ainda para Emanuel Serra, que ministra aula há 22 anos e diretor técnico da Federação Maranhense de Taekwondo. Ele revela que a modalidade no Maranhão deu um grande salto e que esse resultado tem participação direta do SESC.

 

 

“O Taekwondo maranhense ganhou espaço no cenário nacional. Já temos atletas no ranking nacional e importantes conquistas alcançadas. Os professores e arbitragem também se reciclaram e hoje não devemos nada aos profissionais de outros estados. O apoio do SESC, uma das únicas instituições a investir no esporte no Maranhão, foi fundamental para todo esse avanço”, afirma o diretor.

 

 

Natália Falavigna (Londrina), única atleta no Brasil campeã mundial nas categorias júnior, adulta e universitária, tem influenciado muitas mulheres em todo país a aderirem ao esporte, segundo o Mestre Ivonaldo Lima, presidente da Federação Maranhense de Taekwondo.

 

 

“Acompanhando campeonatos nacionais e disputas regionais, constatamos que o número de mulheres que praticam a arte é de dois para um comparado com os homens. Com certeza, a excelente trajetória de Natália Falavigna é um belo exemplo de disciplina e determinação para as mulheres”, explica.

 

 

A próxima competição, a XVII Taça SESC Juvenil de Taekwondo, está marcada para o dia 10 de dezembro.