GEVIC presta homenagem à bandeira do Brasil

18/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

A bandeira nacional é um dos símbolos mais importantes do país, a comemoração ocorre todos os anos no dia 19 de novembro. Este ano, o Grupo de Escoteiros “Visconde de Cayrú” (GEVIC) realiza uma homenagem a esse símbolo no SESC Turismo a partir das 12h.
 
A atividade é parte do “Vivaque” — programação de um dia — que o grupo participa neste sábado no SESC Turismo que conta ainda com uma gincana temática sobre a bandeira nacional.
 
“As provas serão todas referentes à bandeira do Brasil como significado, canto, história com o propósito de fazer com que os jovens conheçam e valorizem o símbolo nacional”, disse Almicarina Hilária Silva, membro da diretoria do GEVIC.
 
Além dos 130 integrantes do grupo de escoteiros do SESC, o Vivaque terá a presença dos familiares e da diretoria do SESC Turismo.
 
DATA
 
Nessa data ocorrem comemorações cívicas, normalmente acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. A bandeira foi adotada pelo Decreto nº 4, no dia 19 de novembro de 1889. Este decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do Governo Provisório.
 
A bandeira do Brasil foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, que foi no dia 15 de novembro de 1889. Assim como as demais bandeiras, cujas cores geralmente têm algum significado, a bandeira do Brasil tem as cores ligadas aos símbolos nacionais.
 
O nosso verde significa nossas matas e também traz à lembrança o primeiro objeto que funcionou como bandeira: os ramos arrancados das árvores pelos homens primitivos em atitude de alegria.
 
O nosso amarelo representa a riqueza mineral e a aventura dos bandeirantes à procura do ouro. Uma interpretação mais poética faz com que imaginemos o amarelo como o sol que brilha em nosso céu, astro que garante as condições da sobrevivência humana. O azul significa o nosso céu e também uma homenagem à Nossa Senhora, padroeira de Portugal e do Brasil.
 
O branco simboliza a paz, incluindo os brasileiros aos povos que enxergam Deus como plenitude do ser e do poder, assim como o branco é a plenitude das cores.

Além de todas essas cores, a bandeira brasileira tem 27 estrelas que correspondem às 26 unidades federativas brasileiras e o Distrito Federal. Na faixa que corta a bandeira nacional estão escritas as palavras “Ordem e Progresso”. Isso significa decisão e visão clara dos problemas da pátria e também meta de ascensão para os homens de valor.