Saúde dos comerciários em foco

21/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 
A correria do cotidiano dificulta a prática da atividade física e a alimentação saudável. Segundo pesquisa do IBGE, a dieta de 90% dos brasileiros está fora do padrão recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto ao consumo de frutas, verduras e legumes. Buscando alertar os comerciários sobre este problema e dar dicas sobre como manter uma alimentação saudável no trabalho, o SESC realiza um ciclo de palestras em lojas do Centro desde outubro.

A palestra “Alimentação Saudável no trabalho: um desafio possível”, ministrada pelas nutricionistas Marília Lacerda e Monique Nogueira, esta semana foi voltada para os funcionários da Liliane. O grupo foi dividido em três turmas de 70 pessoas. Além desse tema, os comerciários também recebem orientação sobre saúde sexual e reprodutiva com a enfermeira Rute Bacelar, com foco na prevenção de DST’s e no planejamento familiar.

Segundo Monique, os trabalhadores devem se esforçar para manter uma dieta variada, rica em vitaminas, antioxidantes e fibras, porque ela é a base da energia necessária para as atividades e desafios profissionais diários.

A atividade faz parte do projeto Transando Saúde que visa discutir o impacto social de alguns dos principais problemas de saúde e seus efeitos nos níveis de produtividade dos comerciários. A metodologia do projeto é disseminar entre os participantes conhecimentos que alertem e estimulem a prevenção.

Texto e foto: Amanda Machado