SESC leva a criançada para uma viagem ao país da poesia

22/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

          Uma viagem ao mundo da leitura, é o que o SESC preparou para a criançada no Espaço Infantil “Alice no país da poesia”, na 5ª Feira do Livro de São Luís, que acontece de 25 de novembro a 4 de dezembro, na Praça Maria Aragão e Espaço Cultural. A instituição, que é co-realizadora do evento, traz oficinas, contação de histórias, exibição de filmes, personagens da literatura infantil, estimulando a viagem pelo mundo da fantasia e literatura.
 
Com o tema ‘Alice no país da poesia’, o espaço “SESC brincando com a leitura”, oferece à criançada, oficinas de Trangran, um quebra-cabeça chinês formado por sete peças, possibilitando assim a formação de várias figuras, estimulando o aumento do poder de concentração, raciocínio lógico e a criatividade.  As crianças farão uma viagem pelo mundo da fantasia e da imaginação, por meio da oficina de tirinhas, onde os pequenos irão desenvolver pequenas histórias.
 
Outra novidade é a oficina de ilustração, além de ajudar no desenvolvimento da psicomotricidade, levará o público infantil ao mundo dos quadrinhos. A oficina de poesia apresentará aos pequeninos, autores consagrados da literatura infantil como Monteiro Lobato, Coelho Neto entre outros.
 
Com papel na mão e muita criatividade, a meninada participará ainda da oficina de Origami, que favorece a concentração, destreza manual, estimulando a satisfação pessoal, além possibilitar a criação de várias formas, apenas com um simples pedaço de papel. Para participar das oficinas, as escolas deverão realizar agendamento por meio da Secretaria Municipal da educação-(SEMED).
 
Logo na entrada do espaço infantil, a criançada poderá se divertir pra valer com os animadores do espaço “Pincel Mágico’, realizando pintura facial na criançada. A programação conta ainda com exibições de filmes e mediação educativa de curtas metragens do acervo Cine SESC, no Auditório Maria Aragão, com sessões às 14h às 18h.
 
Nos fins de semanas o “Espaço bebê” receberá os pais, em uma área lúdica e ambientada, realizando atividades com os pais e os pequeninos. O público jovem e adulto também tem espaço garantido no BiblioSESC onde acontecem atividades literárias, com exposição do acervo e disponibilização de livros para consulta.
 
A 5ª edição da Feira do Livro de São Luís, que tem como tema a “Poesia”, homenageia o poeta, cronista, jornalista e membro da Academia Maranhense de Letras, José Chagas. Além do patrono, também serão homenageados mais quatro personalidades literárias e culturais do nosso estado, o teatrólogo Aldo Leite, a professora Sônia Almeida, o cantor e compositor João do Vale e o escritor Mário Meirelles.
 
Os visitantes da feira participam de palestras com escritores regionais e nacionais, explanando sobre temas de produção literária e assuntos pertinentes à feira, além de uma sessão de autógrafos com escritores participantes da feira. Durante os dez dias do evento, a organização espera receber um público visitante de 250 mil pessoas e uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 3 milhões.
 
A Feira do Livro de São Luís é promovida pela Prefeitura de São Luís por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), e co-realizada pelo Serviço Social do Comércio (SESC/MA), com a parceria da Vale, Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (ALEM), Academia Maranhense de Letras (AML), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).
 
 
Texto: James Moraes