Curso ensina idosos a confeccionar arranjos natalinos

23/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Árvores de natal feitas de bombons, retalhos de panos, copos de cafezinho; pedaços de garrafa pet que se transformam em anjos, castiçais e guirlandas; pratinhos de isopor que antes iam para o lixo viram belos arranjos natalinos graças ao Curso de Arranjos Natalinos realizado pelo SESC com integrantes do TSI do SESC Turismo. O curso que acontece desde o mês de setembro encerra suas atividades com um Bazar que será realizado no dia 1º de dezembro, a partir das 9h, na unidade.

A aposentada Graça Arruda, de 61 anos, até bem pouco tempo não fazia qualquer trabalho manual. Por meio do curso, ela e outros idosos descobriram talentos que pensavam que não tinham. “Hoje sou uma verdadeira artesã. No fundo eu tinha o talento, mas não sabia, o dom estava escondido e faltava apenas uma oportunidade como essa para aparecer”, disse a aposentada.

Até para quem já havia feito algum curso na área, a oportunidade foi importante para aumentar os conhecimentos, como o caso da aposentada Flor de Liz, 70 anos, que já trabalho com encomendas para festas, como lembrancinhas, arranjos para mesas e decoração, mas garante que foi novidade a utilização de materiais reciclados. “O que mais gostei foi saber que posso aproveitar materiais que normalmente vão para o lixo”, comentou.
A proposta do Curso de Arranjos Natalinos, explicou Ironeide Soares, coordenadora do Trabalho Social com Idosos do SESC Turismo, é promover uma terapia em grupo, pois durante a confecção dos objetos de decoração, os idosos interagem uns com os outros.

Além desses benefícios, por meio do curso os idosos puderam exercitar a coordenação motora, a criatividade e o desejo de superação. “Mesmo quando dizemos que não sabemos, ou que não vamos conseguir, Ironeide insiste, incentiva e nós tentamos até conseguir”, contou Madalena Gaspar, 69 anos.

Toda insistência tem um motivo especial. “Mesmo tendo o caráter de terapia, mas nós primamos pela qualidade dos materiais produzidos, por isso incentivamos a fazerem o melhor”, frisou Ironeide.

No próximo dia 1º de dezembro, a partir das 9h, vai ser realizado um Bazar no SESC Turismo com os arranjos confeccionados no curso para divulgar o trabalho dos idosos. Na programação está confirmada a realização de bingo de uma cesta natalina e conscientização da importância da reciclagem.
 

Texto e Fotos: Lideney Ribeiro