SESC Caxias promove a 22º Feira de Livros

24/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

A literatura de cordel é um dos patrimônios culturais do povo nordestino. Com o objetivo de divulgar e reconhecer sua importância, o SESC Caxias realiza a 22º Feira de Livros, intitulado “Pendurado na Leitura dos Versos de Cordel”, nos dias 1 e 2 de dezembro, na Praça Cândido Mendes, Biblioteca Arnaldo Ferreira e Sala de Cultura Martinha Cruz. Na extensa programação, oficinas, exposições, filmes, peças teatrais, contação de histórias e lançamentos de livros.
A 22° Feira de Livros busca promover e incentivar a leitura por meio da poesia popular, contribuindo para o desenvolvimento sócio-educativo dos visitantes. O evento é aberto ao público, mas tem como foco os alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.

Com o título “Pendurado na Leitura dos Versos de Cordel”, a Feira também trabalha a tradição oral a partir da contação de histórias populares por idosos. Dentre as oficinas estão “Versos de Cordel”, “Debruçados na Xilogravura”, Exibição de filmes “Curta Cineminha”, “Memória de Velhos”, “Histórias pra Boi dormir”, além de apresentações teatrais e lançamento do livro “Entre a Pena e a Lei”, do professor Ruy Pontes.

LITERATURA DE CORDEL

A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Ganhou este nome, porque em Portugal os escritos eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas. O preço baixo, o tom humorístico de muitos deles e a retratação de fatos da vida cotidiana da cidade ou da região são o segredo do seu sucesso nas cidades nordestinas, onde atualmente ainda é bastante encontrada. Um dos grandes representantes desse tipo de literatura é poeta Patativa do Assaré.

Texto: Amanda Machado