Comunidades participam de oficinas de teatro

25/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Crianças e jovens da Ilhinha, Mojo e Pão de Açúcar participam desde o dia 24 de oficinas teatrais promovidas pelo X Encontro de Teatro de São Luís em Comunidades, um projeto de extensão da UFMA, com parceria do SESC-MA. Hoje (25), as oficinas acontecem na comunidade do Pão de Açúcar, a partir das 14h, na Paróquia de São Francisco de Assis. A noite, no mesmo local, serão apresentados dois espetáculos , um infantil e outro juvenil para a comunidade em geral.

Pelo terceiro ano seguido, o SESC é parceiro no projeto que tem como propósito estimular a formação de plateia e proporcionar atividades que estimulem o aprendizado da arte teatral, proposta afinada com a ação educativa da instituição que é de aprendizagem com vistas ao desenvolvimento da cidadania.

A professora da UFMA, Ana Tereza Desterro Rabelo é responsável pela direção do projeto que completa 10 anos levando a arte às comunidades predominantemente de baixa renda. Na 10ª edição, três bairros foram selecionados: Ilhinha, Pão de Açúcar e Mojo, os dois primeiros em São Luís e o último em Paço do Lumiar.

O Encontro tem dois momentos, o primeiro realizado a tarde, das 14h às 18h, em que jovens e crianças participam de oficinas de jogos teatrais; e a noite, das 18h às 20h, com apresentações de espetáculos teatrais infanto-juvenil e adulto para o público em geral.

Ana Tereza destacou a receptividade das comunidades com a realização do projeto. Ela conta que nas oficinas já tiveram até 70 pessoas participando e durante as apresentações, público de 300 pessoas.

O X Encontro de Teatro de São Luís em Comunidades acontece de 24 a 27 de outubro, das 14h às 20h.

Texto: Lideney Ribeiro