Final de semana cultural na 5º Feira do Livro

28/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Foi dada a largada para a 5ª edição da Feira do Livro de São Luís na sexta-feira (25), na Praça Maria Aragão. A solenidade de abertura contou com a participação de autoridades e representantes do cenário cultural maranhense. Entre os presentes, a Diretora Regional do SESC-MA, Remédios Pereira, representando a instituição que é co-realizadora do evento. Durante todo o final de semana, muita leitura, cinema, teatro, dança e cultura.

Com o tema “Dos mirantes da memória aos becos da saudade, São Luís, revela a tua poesia”, a 5ª Feira do Livro exalta a poesia popular maranhense nos versos de José Chagas, patrono desta edição; e homenageia o teatrólogo Aldo Leite, a escritora Sônia Almeida, o cantor e compositor João do Vale e o escritor Mário Meirelles.

Sônia Almeida, representando todos os homenageados, ressaltou a importância do trabalho de José da Chagas para a sua formação cultural e enfatizou que ele foi um importante personagem no “enfrentamento poético”, revelando o legado das mãos habilidosas do poeta, cronista, jornalista e membro da Academia Maranhense de Letras. “Agradecemos por essa rosa que nasceu no asfalto”, finaliza.

Reforçando o discurso do prefeito João Castelo, que defende o incentivo à leitura, Marcelino Araujo, vice-presidente do conselho regional do SESC, reafirma o apoio da instituição à iniciativa, ressaltando o desejo de contribuir para a formação de leitores críticos de livros e também da realidade.

No encerramento do evento, declamação de poesia, apresentação teatral do Grupo GAMAR e cortejo artístico do Grupo Céu de Pássaro.

ESPAÇO INFANTIL

A alegria tomou conta da criançada no primeiro fim de semana no espaço infantil do SESC-MA. O coelho e Alice, personagens do clássico “Alice no país das maravilhas”, parodiado “Alice no país da poesia” — tema do espaço infantil — recepcionavam as famílias que formavam uma grande fila para a pintura facial e para as oficinas.

Os pais aproveitaram a belíssima decoração para guardar lembranças fotográficas da visita. Foi o caso do esposo da assistente administrativo, Nilma Ferreira, entrou no ensejo com os dois filhos. “O espaço do SESC está muito bem organizado e isso é mais um reforço na hora de incentivar a leitura desde pequenininho”, disse.

Michelle Ribeiro Silveira, arqueóloga, é outra visitante assídua da Feira. Filha de Maria Mônica Baldez, integrante do TSI do SESC, a jovem não poderia deixar de visitar o espaço infantil organizado pela instituição. “O espaço está muito fofo, tudo bem organizado e próprio para o público infantil”, destacou.

Além dos filhos, a dona de casa Iracilda Silva Amorim trouxe os amigos dos filhos para se divertir na Feira. Na opinião dela, todo esforço é válido para que a atual geração tenha prazer pelos livros. “Desde a segunda edição eu participo com meus filhos e sempre que posso trago os amiguinhos deles e compro livrinhos para incentivá-los a ler desde cedo”, contou.

Na edição de 2011, o SESC conta com um amplo espaço infantil intitulada “Alice no país da poesia”, onde são realizadas atividades como oficinas arte educativas e de leitura: ilustração, tangram, tirinha, poesia e conto, além de pintura facial “Pincel Mágico”. Ao todo, 30 pessoas, entre assistentes de produção, operacionais, oficineiros e técnicos compõe o grupo de trabalho.

Durante a tarde, escolas públicas municipais assistem à exibição e mediação educativa de curta metragens no CineSESC, no horário das 14h às 18h, no Auditório Maria Aragão.

O caminhão do BiblioSESC também está participando da Feira das14h às 17h. O estande institucional do SESC está com as portas abertas desde o lançamento com divulgação das atividades institucionais.

Texto: Lideney Ribeiro e Amanda Machado / Fotos: Ariana Araújo