Idosos do TSI do SESC Turismo levam alegria aos internos do Solar do Outono

29/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Até parece que foi tudo combinado: a visita do grupo de idosos do SESC Turismo coincidiu com o aniversário de 96 anos de Eurídice Santana. O momento de confraternização realizado na tarde desta segunda-feira, 28, terminou com gostinho de quero mais e foi uma experiência gratificante para todos os presentes.

“Sempre que participamos de uma visita como essa a experiência é diferente, eles nos recebem bem, pois se sentem queridos”, disse Mirian Alves, 75 anos, integrante do TSI do SESC-MA.

Na opinião de Maria Amélia Tourino, 77 anos, o mais importante é que todos possuem a mesma linguagem o que torna o momento mais proveitoso para todos. “O idoso gosta de conversar sobre suas experiências e nem todos os jovens têm paciência para ouvir, enquanto que com outro idoso a conversa é sempre proveitosa”, destacou.

O grupo de mais de 20 representantes do SESC-MA dedicou uma tarde inteira aos idosos do Asilo “Solar do Outono”. Juntos, os idosos cantaram suas músicas prediletas, como “Carinhoso”, escolhido pela aniversariante e algumas marchinhas de carnaval, que relembram os bailes que fizeram parte da juventude da maioria.

Além das músicas, os idosos recitaram poesias e entregaram kits de higiene pessoal para cada um dos 33 idosos que moram no “Solar do Outono”. Eurídice gostou tanto da visita que não conseguia conter o sorriso. “Estou tão feliz! Gosto quando tem muita gente como tem hoje”, exclamou.

Segundo a terapeuta ocupacional Socorro Serra, esse é um momento importante de troca de experiência. “Como a maioria perdeu o contato lá fora, a visita de grupos como este proporcionam um momento de socialização”, comentou.

Atualmente, no “Solar do Outono” há 33 idosos, alguns com mais de 100 anos de idade, a maioria com dificuldade de locomoção. O tempo de moradia varia de 2 meses a mais de 20 anos. “Eles vivem numa realidade difícil de confinamento e a maioria praticamente não recebe visitas, então é positivo momentos como este para integração e motivação”, avaliou a psicóloga Andrea Dircksen.

Ironeide Soares, coordenadora do grupo, conta que é comum realizarem esses momentos. Este ano é a segunda vez que visitam os idosos do “Solar do Outono” e a cada oportunidade é um momento ímpar. “Alguns chegam a ter resistência quanto a visitas de outras pessoas, mas quando são pessoas idosas como eles, o diálogo fica mais fácil e eles se permitem momentos indescritíveis”, concluiu.

Texto e Fotos: Lideney Ribeiro