Exposição fotográfica aborda religiosidade ludovicense

30/11/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Os grandes eventos religiosos são marcados por procissões, via-sacra, danças religiosas e muitas lágrimas, expressões de fé e devoção daqueles que almejam ou receberam algum milagre. A singularidade desse momento e todos os detalhes que o compõem se eternizam nas lentes dos estudantes de Publicidade e Propaganda do Instituto Maranhense de Ensino e Cultura (IMEC) na Exposição “A Fé que move multidões — uma abordagem fotográfica da religiosidade ludovicense” lançada no dia 9 de dezembro, às 19h, na Galeria de Arte do SESC-MA.

Durante cinco dias estão a disposição dos visitantes mais de 20 fotos feitas durante o Círio de Nazaré, realizado anualmente no Cohatrac, e o Festejo de São José de Ribamar.

A proposta acadêmica uniu as técnicas de fotografia em ambiente externo, enfocando efeitos de luz e policromia, ao conhecimento sobre as principais manifestações religiosas e o processo de organização dos festejos.

De acordo com o idealizador da exposição e professor da disciplina de Fotografia, Edilson Sousa, o trabalho enriquece os alunos nesses dois aspectos além de promover a interação entre os acadêmicos de forma coletiva. Ele destaca que outro aspecto focado foram as mídias externas utilizadas para divulgação das manifestações religiosas.

“A Fé que move multidões — uma abordagem fotográfica da religiosidade ludovicense” fica aberta ao público no período de 12 a 16 de dezembro, das 8h30 às 17h30, na Galeria de Arte do SESC-MA, com visitação mediada e agendamento prévio. Mais informações pelo telefone 3216-3830.

Texto: Lideney Ribeiro