Concurso Mesa Brasil elege a “Paçoca de semente de abóbora” como vencedora

01/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

A etapa final do Concurso de Receitas Culinárias do Mesa Brasil, que aconteceu nesta quarta (30) no SESC Deodoro, iniciou com música e muita animação das concorrentes. Dez pratos elaborados com ingredientes nutritivos e pouco utilizados como talos, folhas, cascas e sementes, concorriam a um multiprocessador, uma batedeira e um conjunto de jantar. As amigas Maria de Lourdes, Rosimar e Ana Lúcia não imaginavam que no fim da noite, todos os prêmios estariam na sua mesa. Com o prato Paçoca de semente de abóbora, Maria de Lourdes Pinheiro, da Escolinha Ideal (Divinéia) foi a grande vencedora.

Expectativa. Era nesse clima que as concorrentes e convidados do Concurso de Receitas Culinárias do Mesa Brasil acompanhavam a degustação de cada prato pela mesa julgadora e aguardavam o nome do campeão. Avaliando cada receita a partir de 10 critérios, dentre eles sabor, textura e custo/benefício, estavam os nutricionistas Karlos Paixão (SESC), os cozinheiros Alberto Borges (SESC), Francisca Cruz (SESC) e Robson Alves (Atacadão) e Silvaneide Prata, representante do grupo Olívio J. Fonseca.

A gerente do SESC Deodoro Valdinete Miranda parabenizou cada participante pela iniciativa e criatividade, informando ainda que o objetivo do SESC é formular uma cartilha com as receitas criadas ao longo de três edições.

Participaram da seleção, merendeiras e funcionárias das instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil. Maria de Lourdes já desenvolvia a prática de receitas alternativas, mas nunca tinha participado do concurso do Mesa Brasil. Sua amiga Ana Lúcia Ribeiro, do Colégio Nossa Senhora da Conceição (Cidade Olímpica), que já tinha faturado o primeiro lugar em uma das edições com a torta do bagaço de caju e este ano ficou com a terceira colocação, com o refogado de casca de batata e folha de repolho, a motivou a concorrer. Rosimar dos Anjos, que também é merendeira do Colégio Nossa Senhora da Conceição, após três anos de trabalho, decidiu acompanhar pela primeira vez Ana Lúcia e arrematou a segunda colocação com o seu Doce de bagaço do abacaxi.

O objetivo do concurso foi estimular a criação de pratos alternativos para o cardápio das crianças, jovens e idosos atendidos nas 70 instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil SESC.

Texto e Fotos: Amanda Machado