Galeria abre as portas para exposição de trabalhos da Educação Infantil

02/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

As crianças da Educação Infantil do SESC-MA são alvo de projetos educativos que desenvolvem aspectos cognitivos, sensíveis e culturais que ajudam a elevar a capacidade motora e psicomotora. A reunião dos trabalhos realizados durante esses projetos estarão a disposição do público durante os dias 5, 6 e 7 de dezembro, das 8h às 11 e das 14h às 17h, a Galeria de Artes do SESC Deodoro
As exposições infantis “Eu sou assim” e “Eu conto e reconto”, resultam dos projetos “Nossas Histórias” e “Tecendo Histórias”, ambos desenvolvidos com as turmas de 3 anos das professoras Adriana Lindoso, Geysa Aires e Gleyciane Cordeiro.
O projeto “Tecendo Histórias” teve como objetivo desenvolver a leitura entre os pequeninos, por meio da contação de história e atividades de ilustração. Para a exposição, esses trabalhos foram reunidos em seis livros gigantes de histórias recontadas e ilustradas pelos alunos.
Os autoretratos produzidos pelas crianças no Projeto “Nossas Histórias” também compõem as obras expostas. A proposta das atividades realizadas nesse projeto foi desenvolver a identidade pessoal e as relações interpessoais e a coletividade.
Apesar da pouca idade, os alunos esbanjam talento como desenhos, pinturas, recontos e ilustrações. As professoras envolvidas nos projetos são unânimes em dizer que conseguiram alcançar os objetivos propostos que era de aumentar a imaginação, a capacidade de interpretação e construção textual das crianças, além de desenvolver conceitos positivos e estimular a autoconfiança.
Durante os dias de Exposição, as professoras recebem as crianças e seus respectivos pais, que podem acompanhar e prestigiar o trabalho dos pequeninos bem de perto.
Texto: Lideney Ribeiro e James Moraes