Projeto Musicar realiza apresentação musical em festa de encerramento

02/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

A música transformando a vida de crianças e adolescentes. Estimulando a expressão de sentimentos, interação e a aprendizagem, o projeto Musicar 2011, desenvolvido pelo SESC no Maiobão, Divinéia e adjacências, encerra suas atividades neste sábado (3) com a apresentação dos alunos e da Orquestra “Tocando Choro” no auditório do SESC Turismo, a partir das 9h30.

Platão dizia que a música é um instrumento educacional mais potente que qualquer outro. Os especialistas corroboram com sua hipótese, afirmando que a arte treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio. Utilizando-se desse poderoso instrumento, o SESC tem utilizado desde 2006 a música para a educação e inserção cultural de crianças e adolescentes de bairros com vulnerabilidade social. Por cinco anos, o Maiobão participa do projeto, apresentando como resultado a formação da Orquestra “Tocando Choro” e, devido ao sucesso do trabalho, este ano o bairro da Divinéia foi incluso.

O projeto disponibilizou oficinas de canto coral, flauta doce, percussão e violão para 65 alunos entre 8 e 17 anos da Divinéia e orquestra de choro para 100 participantes com idade entre 15 e 21 anos do Maiobão. As aulas tiveram duração de seis meses, sempre aos sábados, das 8 às 12horas.

Além da Orquestra, a iniciativa abriu caminho para novas conquistas. Com o apoio do SESC, a Associação de Moradores do Maiobão obteve a aprovação em um edital do Criança Esperança/UNESCO para a realização do projeto “Abrindo Fronteiras com a Música”, dando continuidade aos objetivos do Musicar.

Os alunos de cada oficina e a Orquestra “Tocando Choro” encerram o projeto em grande estilo, neste sábado (3), no auditório do SESC Turismo em uma apresentação musical.

TEXTO: Amanda Machado / Foto: Arquivo