“XOTE E BAIÃO” no SESC

05/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

O forró rolou solto nesta sexta (2), no horário do almoço, no SESC Deodoro. A galera forrozeira marcou presença no show comemorativo ao aniversário de Luiz Gonzaga e dançou a vontade ao som do grupo “Xote e Baião”. O show é parte integrante da programação especial do projeto “Pauta nas Artes”. Se o rei do baião estivesse vivo, estaria completando 99 anos.
O grupo de forró já tem 10 anos de carreira, sendo composto por: Francilenno no vocal, Corisco na zabumba, Coquinho no triângulo e Chiquinho no acordeom. Na apresentação, “Xote e Baião” tocou sucessos como “Vida de viajante”, composição do mestre Luiz Gonzaga; “ É sempre”, de Flávio José;“ Xote dos poetas”, do cantor e compositor Fagner, além de outras canções típicas do forró nordestino tradicional.
Em janeiro o grupo pretende lançar seu primeiro cd. Com produção independente do disco intitulado “Simples Assim“, “Xote e Baião” busca ganhar mais espaço e alcançar novos públicos. “As gravações são feitas por mim em um pequeno estúdio. O cd tem esse nome justamente por ser muito simples, porém feito com enorme carinho e dedicação”, afirmou Francilenno.
O público que dançou e aplaudiu muito o grupo, que agradeceu o carinho. “Nós do “Xote e Baião”, queremos agradecer a receptividade que sempre encontramos aqui. Nosso muito obrigado vai também ao SESC por gerar oportunidades. Não falo somente do forró nordestino, que infelizmente ainda precisa de mais espaços e valorização. Falo principalmente das raízes culturais do nosso estado, como o bumba-meu-boi, o cacuriá e várias outras manifestações de nossa terra”, finalizou o vocalista.

Texto e Fotos: James Moraes