Natal é tempo de leitura

06/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Tardes inesquecíveis cercadas de muito aprendizado. O Natal com Leitura e Cinema, promovido pela Galeria de Arte do SESC-MA, promove quatro dias de lazer cultural por meio do livro, do cinema e da leitura a crianças de 7 a 12 anos.

As atividades têm como temática o natal. Na programação, quatro oficinas de confecção de objetos decorativos natalinos para árvore, modelagem, Toy Art e origami sob a orientação das oficineiras Dinalva dos Anjos, Maria Diniz e Lúcia Lobato, além de filmes relacionados com tema trabalhado em cada dia.

Ao todo, participam 25 crianças de 7 a 12 anos. Na primeira tarde, as crianças fizeram objetos natalinos a partir de moldes de argila com efeitos de jornal. Para incentivar a criatividade, foi exibido o filme “Desenhar é muito fácil”, da Programadora Brasil, em que uma menina ensina a desenhar usando as principais figuras geométricas planas.

Na segunda-feira (5) foi realizada oficina de Origami e exibido o filme “O viado e a onça”, uma animação com dobradura sobre o folclore brasileiro que fala da dificuldade do convívio entre inimigos.

Nesta terça-feira, a criançada retomou a atividade de confecção de objetos decorativos natalinos e assistiu ao curta “Gilda e Gilberto”, a história de uma águia criada entre galinhas que acredita ser uma delas e se esforça para se comportar como tal. Apreensiva e cheia de medos, Gilda é incentivada por seu amigo, o pintinho intelectual Gilberto, a descobrir sua verdadeira identidade.

A programação encerra na quarta-feira, 7, com a oficina de Toy Art e exibição do filme Calango Lengo – morte e vida sem ver água, que conta a história de um calango nordestino que tem que cumprir seu destino mesmo passando fome. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte como foge o rato do gato.

Como o próprio tema central da atividade sugere, o principal objetivo é estimular o hábito da leitura em crianças e jovens, tornando a ação prazerosa. Para isso, a moçada participa de momentos de contação de história e de leitura individual no “Cantinho da Leitura”, em que são motivados a escolherem um livro com o qual se identifiquem.

Toda programação acontece no período vespertino, das 14h às 17h, de 2 a 7 de dezembro, na Galeria de Arte/SESC-MA. 

Texto: Lideney Ribeiro / Fotos: Ariana Araújo