SESC abre espaço para Exposição de Bijuterias

06/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

Brincos, vasos, pulseiras e enfeites natalinos fazem parte da Exposição de Bijuterias Artísticas na Área de Vivência do SESC Deodoro. A mostra, que aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro, é resultante do trabalho manual de Luísa Maria, uma senhora de 74 anos, que há quarenta faz da arte profissão.

Dona Luísa tem uma larga experiência com a confecção de peças artesanais, utilizando principalmente pedrarias como matéria-prima. E sua motivação para além do trabalho. Ela afirma que além do lucro, a atividade proporciona satisfação e funciona como terapia. “Eu gosto muito de trabalhar e confeccionar essas peças. A satisfação é grande, passo horas e horas montando-as. A sensação de tarefa concluída e possibilidade de apreciar cada uma delas é a minha melhor recompensa”, revela.

Esta é a terceira vez que a Exposição Artística de Bijuterias fica a disposição do público no SESC Deodoro. E a parceria com a instituição não pára por aqui. Dona Luísa já deu vários cursos no SESC, o que, segundo ela, rendeu uma boa experiência e foi bastante gratificante, porque suas alunas têm conseguido espaço no mercado de trabalho.

Apesar da longa jornada, nem mesmo a idade e suas peculiares dificuldades foram capazes de interromper a sua produção. “Todo o meu trabalho é manual e não pretendo parar, apesar da minha mão esquerda já não ser a mesma”, conta.

 

Texto: Amanda Machado e James Moraes  Fotos: James Moraes