SESC realiza curso de arbitragem de taekwondo

09/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

A arbitragem sempre foi alvo de muita polêmica e, por isso a capacitação dos profissionais de qualquer modalidade é indispensável. No intuito de capacitar e gerar mais qualidade na arbitragem do taekwondo , o SESC Deodoro realiza o curso de formação de árbitros nesta sexta (09) e sábado (10), das 09 às 19h, com o professor Diego Lins. A expectativa é de que o curso receba cerca de 30 pessoas.
As aulas são ministradas pelo professor de arbitragem Diego Lins e o Mestre de taekwondo Ivonaldo Lima. A programação está em duas etapas: o primeiro dia foi reservado para a fundamentação teórica, enquanto o segundo foi destinado para a prática. Os alunos terão contato com alguns equipamentos utilizados atualmente na arte marcial como o sistema de pontuação eletrônico e vídeo replay, além de passarem por um teste para validação como árbitros da Confederação de Taekwondo. “Caso os candidatos atinjam uma meta satisfatória, automaticamente farão parte do quadro oficial de árbitros do nordeste”, informa o Mestre Ivonaldo.
Segundo Diego Lins, o objetivo do curso é a formação de novos árbitros. “Temos um crescimento técnico muito grande dos atletas no nordeste, porém a arbitragem não estava acompanhando essa evolução. O curso busca fomentar o conhecimento da arbitragem e diminuir um pouco essa distância existente quando comparado com o nível técnico dos atletas”, explica.
Diego Lins tem 13 anos de história no taekwondo. Além de professor de educação física, formado pela Universidade Federal da Bahia, é também faixa preta 3º Dan, coordenador de arbitragem da Bahia desde 2008 e apitou o último “Siglo XXI”, Open realizado na Argentina.
Mestre Ivonaldo ressalta a importância do curso. “Temos campeonatos de suma importância no nordeste, como a Copa do Brasil no Ceará, o Campeonato Brasileiro e a Seletiva Nacional Juvenil, que acontece em Aracajú no mês de janeiro. Torneios como esses exigem a busca de uma melhor preparação desses candidatos”, afirma.
No domingo (11), o evento esportivo fecha com chave de ouro com a realização da XVI Taça Juvenil de Taekwondo. Participam cerca de 230 competidores do Colégio Bom Pastor, Dom Quixote, Magnólia, Rubem Gullar, Solução e Escolinha SESC, além de atletas de Buriticupu, Miranda e Imperatriz. Confirmaram presença também as delegações de Araguaína e Tocantinópolis (TO). O evento acontece das 8 às 18 horas, no ginásio Charles Moritz, no SESC Deodoro.
 Texto: James Moraes