Cerca de 300 competidores participam da Minimaratona

12/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Apesar de muito cedo, não faltou disposição aos atletas que se aqueciam para os doze quilômetros de prova da Minimaratona SESC 2011. Cerca de 300 competidores deram a largada em frente ao SESC Turismo, neste domingo (11), disputando medalha em 25 categorias. Este ano, as novidades foram a categoria de deficiente auditivo (masculino e feminino) e alteração do trajeto, por conta das obras da Via Expressa, que resultou na diminuição de um quilômetro do percurso.

Os comerciários marcaram presença no evento esportivo e encararam o desafio lançado pelo SESC. No masculino, o troféu foi para Antônio de Jesus Furtado e no feminino para Rosana Silva.
Dentre os participantes com deficiência, 2 cadeirantes, 3 deficientes visuais,6 intelectuais, 1 auditivo e 1 deficiente físico. Na categoria cadeirante, Vilci Santos de 27 anos ficou com a medalha de ouro pelo segundo ano consecutivo, mas por pouco não perdeu a colocação para José Antônio Pereira, 50 anos. “Não tive tempo de treinar este ano e, por isso, senti bastante a prova. Se o trajeto incluísse mais alguns metros, teria desistido”, revela.
Enquanto para Vilci o percurso foi mais complicado, Carlos Nascimento, 32 anos diz que chegou em primeiro este ano com mais facilidade que em 2010, mas que o resultado também é fruto de muito trabalho. “Já me preparo e participo de competições há 10 anos. Meu próximo desafio está marcado para o dia 18 de dezembro: a “Corrida dos Carteiros”, em Belém.
Kátia Cantanhede, 42 anos, que compete desde 2005, conquistou a primeira colocação na categoria feminina de 41 a 45 anos. Ela iniciou na corrida de rua para acompanhar seu filho Carlos Danilson, que é deficiente intelectual, quando ele manifestou o desejo de participar de uma competição da APAE. Desde então, os dois têm colecionado medalhas em disputas locais e nacionais. Entretanto, este ano Carlos não pôde vir devido ao horário da Minimaratona, o que não a desmotivou.
“A corrida nos proporciona mais que prazer e saúde. Ela permite que meu filho realize sonhos e alcance vitórias. Coloquei toda minha família para praticar. Na corrida de concorreram também meu outro filho Carlos Daniel e minha sobrinha Gabriella Ferreira”, conta.
A Minimaratona é caracterizada como uma prova de longa distância. Em sua 5° edição, a competição encerra o calendário de atletismo maranhense deste ano. Segundo os organizadores do evento, as instituições parceiras que apóiam a modalidade estão trabalhando para promoverem cerca de 10 corridas de rua.
Texto: Amanda Machado / Fotos: Ariana Araújo