SESC abre ao público exposição fotográfica

12/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Um olhar diferenciado e diversificado sobre a religiosidade. Foi com esse tema que os alunos de Publicidade e Propaganda do Instituto Maranhense de Ensino e Cultura (IMEC) realizaram sua primeira exposição fotográfica, com divulgação de 32 registros do Círio de Nazaré (Cohatrac) e Festa de São José de Ribamar. A mostra foi lançada nesta sexta (9), na Galeria de Arte do SESC-MA e está aberta ao público a partir desta segunda (12) até o dia 16 de dezembro.

Devoção, promessas, curas, milagres e muita fé caracterizam os eventos religiosos. Mas as questões comerciais e culturais, geralmente menos abordadas, também configuram o complexo quadro dessa forte herança brasileira. Em um retrato diverso, mas singular, os alunos do IMEC levam à população aspectos de duas importantes festas religiosas maranhenses.  Franklin Douglas, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da instituição, fala do sucesso da iniciativa e produção. “É a primeira vez que na disciplina de fotografia os alunos têm a oportunidade de sair dos muros do IMEC. O resultado foi surpreendente, estamos muito felizes”, revela.

A proposta acadêmica do professor Edilson Sousa uniu as técnicas de fotografia em ambiente externo, enfocando efeitos de luz e policromia, ao conhecimento sobre as principais manifestações religiosas e o processo de organização dos festejos.

Kleiton Pereira, autor de um dos registros mais marcantes da exposição, o qual mostra os pés sujos, calejados e enfaixados de um pagador de promessas no Círio de Nazaré, no Cohatrac, fala sobre a foto. “Era um senhor de aproximadamente 60 anos. Ele já tinha andado muito e tentou amenizar as dores enfaixando os pés. Em poucas palavras, ele explicou tudo: alcancei uma cura”, narra o estudante.

Rosaniléia Pimenta revelou que descobriu a fotografia só depois da cadeira estudantil, mas se apaixonou pela arte. “A experiência mexeu tanto comigo que decidi fazer uma especialização na área. A fotografia é mágica”, afirma.

Além das fotografias, a turma também produziu vários vídeos e um deles é sobre a exposição. Joseane Santos conta que comprou uma máquina por incentivo do professor e está muito animada para continuar aperfeiçoando a técnica ministrada.

“A Fé que move multidões — uma abordagem fotográfica da religiosidade ludovicense” fica aberta ao público no período de 12 a 16 de dezembro, das 8h30 às 17h30, na Galeria de Arte do SESC-MA, com visitação mediada e agendamento prévio. Mais informações pelo telefone 3216-3830.

Texto: Amanda Machado / Fotos: Ariana Araújo