Mesa Brasil encerra calendário educativo com palestra

14/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

 
O Programa Mesa Brasil SESC encerrou suas ações educativas nesta terça (13), no auditório do SESC Deodoro. As atividades, que acontecem uma vez por mês na forma de seminários, palestras e debates, são voltadas para as instituições cadastradas no projeto e tem a finalidade de estimular o desenvolvimento da autonomia e sustentabilidade das mesmas, ampliando os serviços ofertados à comunidade.
O Programa Mesa Brasil SESC atende 70 instituições em São Luís e Caxias. Cerca de 100 quilos de alimentos são arrecadados diariamente nos supermercados e representantes do setor alimentício parceiros, com destino a abrigo de adolescentes, casas de apoio ao idoso, escolas comunitárias e creches. Os produtos apresentam avarias, mas ainda são aptos para o consumo depois de tratamento adequado ou estão com a data de validade a vencer. Além da captação, arrecadação e entrega dos mantimentos, o Mesa Brasil também instrui as merendeiras e cozinheiras das instituições, ao mesmo passo que capacita sua rede de voluntários.
Sandra Lúcia, representante da Promotoria de Justiça Especializada em Fundação e Entidades de Interesse Social (PFEIS), encerrou o ciclo educativo do Mesa Brasil SESC com uma palestra sobre o papel do órgão nas associações e da importância da sua relação com essas entidades. “Considerando a insuficiência de recursos destinada para a área social e o desprovimento de condições de funcionamento, faz-se extremamente necessário o acompanhamento do Ministério Público, no intuito de melhorar o desempenho e desenvolvimento dessas entidades de terceiro setor implantadas nos bairros”, disse.
A promotora informou que a partir do próximo ano, todas as instituições que quiserem se cadastrar em programas sociais de instituições públicas e privadas devem ser aprovadas pelo Ministério Público e estar com o certificado em mãos. A equipe do Mesa Brasil se comprometeu em exigir o documento de todas as suas entidades cadastradas.
No público, representantes das comunidades e a diretora de Programas Sociais do SESC Telma dos Anjos. Zélia Diniz da Associação Beneficente do bairro Túnel do Sacavém, desenvolve um trabalho na área para crianças, adolescentes e idosos. Ela aprovou a iniciativa do Ministério Público, ressaltando que o certificado trará seriedade e visibilidade às entidades sociais.

Texto e foto: James Moraes / Edição: Amanda Machado