Adolescentes da Vila Luizão realizam exposição de materiais recicláveis

17/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

Puffs, abajus e pesos de porta são alguns dos exemplares que fazem parte da exposição dos alunos do Adolescente Cidadão, realizada neste sábado (17), no CRAS do Sol e Mar, a partir das 17 horas. A produção reúne peças criadas no 1° e 2° módulos do Curso de Materiais Recicláveis, iniciado em setembro. A última etapa do curso acontece entre 19 e 30 de dezembro.

O Curso de Materiais Recicláveis (45h), realizado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, é ministrado para um grupo de quarenta adolescentes, com idade entre 14 e 18 anos, da Vila Luizão e adjacências. A oficina é dividida em três módulos: vidro, lata e tecido; papel, jornal e caixa e trabalhos com pet.

Os jovens do Adolescente Cidadão já concluíram o primeiro e segundo módulos. As peças produzidas estão abertas ao público neste sábado (17), em uma bela exposição no CRAS do Sol e Mar, a partir das 17 horas.

Estimuladas com os conhecimentos adquiridos pelos filhos inscritos no projeto, trinta mães se reuniram e solicitaram o curso de trufas e bombons. Com duração de uma semana, o SESC forneceu professores e materiais para a capacitação das dedicadas alunas. E a estreia do grupo não poderia ser melhor: na exposição de materiais recicláveis dos seus jovens aprendizes. Capacitação e geração de renda para as duas gerações.

O Adolescente Cidadão é uma iniciativa do SESC que visa estimular o desenvolvimento e sustentabilidade social de adolescentes que residam em bairros carentes. O projeto, que acontece há 14 anos, confronta a escassez de oportunidades e investimentos nessas áreas, buscando desenvolver e aprimorar talentos locais, ao mesmo passo em que trabalha valores como a autonomia, percepção cidadã, conscientização ambiental e motivação pessoal.

 Texto: Amanda Machado