A moda na passarela

20/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

A forma como as pessoas se vestem reflete as mudanças sociais da população e se constitui numa referência da multiplicidade de formas na qual se exprime a criatividade humana. Nesse contexto, a Educação Infantil do SESC-MA desenvolveu com as turmas de 5 anos , o Projeto “Com que roupa?” que culminou com a realização da Feira de Moda intitulada “A arte que a gente veste” nos dias 17 e 18 de dezembro, no SESC Turismo.

A Feira de Moda, promovida pela Educação Infantil do SESC, encerrou as atividades do ano letivo de 2011. Na programação, foi realizado um desfile da coleção Pássaros, criada pelos próprios alunos e montados estandes com bijuterias, sapatos e camisetas customizadas: a história da moda ao alcance das mãos.

Nos dois dias de evento, os alunos foram divididos em grupos, cada qual com uma função específica. No credenciamento, davam as boas vindas aos pais e os identificam de acordo com a cor de cada turma; os monitores ficaram responsáveis por conduzir todo o público para os estandes se desfile, enquanto os expositores mostravam toda a produção da Feira, cada qual em seu estande. O primeiro dia, contou com a participação dos 96 alunos do turno matutino e no segundo, 63 do vespertino.

Em ambos os dias, a programação iniciou com uma rápida abertura no auditório, seguido pelo desfile e coquetel na quadra de esporte da unidade. A diretora de Programas Sociais, Telma dos Anjos foi quem deu as boas-vindas aos pais e responsáveis e parabenizou os alunos pelo sucesso do evento. “O projeto superou as expectativas e pode ser chamado de ‘SESC Fashion Week’”, comparou.

Na quadra, o desfile da Coleção Pássaros buscou traduzir o jeito de ser e ver o mundo sob vários olhares, tons e cores, tendo como elemento-chave o pássaro, presente em quase todas as peças. Na passarela, ex-alunos do SESC mostraram todo talento e desenvoltura. Eles estavam muito empolgados e fizeram poses para as fotos.

“Percebe-se como essas atividades extraclasse contribuem para a socialização e interação entre as crianças, pois todos se envolvem com muito entusiasmo. É gratificante ver o sorriso de felicidade no rostinho de cada criança”, comentou a gerente do SESC Deodoro Valdinete Reis.

Enquanto alguns convidados apreciavam o desfile, outros passeavam pelos estandes. O primeiro, com personagens de madeira, mostrou as diferentes formas de se vestir desde a pré-história. No estande da história da moda, Daiane Dandara de 5 anos, falou sobre as roupas que compõem os anos 2000. Laurimere Pereira e Delmes Penha acompanharam o desempenho da filha e aprovaram a iniciativa do SESC.

“Agora ela entende e reconhece a moda. Dentre tudo que aprendeu na oficina, o que Daiane mais gostou foi aprender a confeccionar bijuterias. Ministrar história de forma tão didática realmente foi um diferencial para uma rápida aprendizagem”, conta.

O tour pelos trabalhos mostrou ainda a evolução das roupas dos anos 30 até a atualidade e acessórios como sapatos, bolsas, bijuterias e a customização. Segundo Shirleane Sousa França, comerciária, sua filha Maria Lúcia se envolveu no projeto e contagiou a todos em casa. “Todo dia ela chegava com uma novidade, queria até costurar. Ela ficou mais vaidosa!”, comentou.

A mãe do aluno do vespertino, Hugo, disse que ele ficou responsável por estudar os sapatos. “Ele sempre queria mostrar como os sapatos são confeccionados e falava com empolgação de tudo que aprendia na escola. Foi muito válido o projeto”, frisou orgulhosa Patrícia Fonseca.

Na avaliação da coordenadora da Educação Infantil Elenildes Figueiredo, esse foi um momento marcante que cumpre a responsabilidade do SESC com a formação das crianças que, na maioria, recebemos desde os 3 anos. “É a sensação de dever cumprido”, concluiu.

 

Texto: Lideney Ribeiro e Amanda Machado / Fotos: Ariana Araújo