Copa SESC de Karatê encerra o calendário de artes marciais

20/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

O ginásio Paulo Leite (Complexo Esportivo Castelão) foi palco de lutas, golpes e disputas neste sábado (17). Mais de 130 atletas maranhenses competiram por medalha em todas as categorias na XVI Copa SESC de Karatê. Os destaques da competição ficaram com Lauande Gomes (SESC), Pedro Almeida (SESC), Vanessa Camelo (SEMCAS) e Jéssica Erlane (Yodokan).

O Karatê é uma arte marcial bastante disseminada e que encanta todas as idades. O pequeno Pablo Silva, de apenas 3 anos, chamava atenção com a demonstração de golpes e a paixão pela luta. Mesmo sem poder competir, ele comparece a todas as disputas em que a Academia ASPARK, presidida por seu pai Paulo Silva, participa. “Ele treina karatê e judô desde os 2 anos, mas ainda não compete, porque não tem categoria para a sua idade”, conta o orgulhoso Sensei. Paulo pratica karatê há 32 anos e a arte é uma tradição compartilhada entre várias gerações na sua família.

A Copa de Karatê fechou o calendário de artes marciais do SESC. Dos 130 participantes, 26 representavam a Escolinha SESC. Lauande Gomes (11), faixa marrom, é o destaque do ano, trazendo na bagagem o título de vice-campeão brasileiro na modalidade infantil.

As meninas não ficam para traz e também tem mostrado toda a sua força e habilidade na arte. Jéssica Erlane (14), faixa rocha da Academia Yodokan, faturou o primeiro lugar na categoria juvenil da Copa SESC. Além da vitória, a jovem atleta aguarda mais um resultado: o troféu Mirante.  Ela foi cotada para a melhor na sua categoria, representando a Federação de Karatê de Shotokam do Estado do Maranhão (FEKASEMA). João Santos, técnico da karateca e presidente da FEKASEMA, conta que os resultados são frutos de muito trabalho. “Em apenas 4 anos de prática ela já percorreu um longo caminho, sempre com muita determinação e dedicação”, revela.

Participaram da XVI Copa SESC de Karatê as academias Budokan, Tupã, SEMCAS, ASPARK, Yodokan e Escolinha SESC.

 Texto e foto: Amanda Machado