Grupo Arte Prata completa 10 anos

20/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Uma década dedicada a arte, foi o comemorou os quase 50 idosos integrantes do “Arte Prata”, grupo de voluntários que trabalham como monitores culturais na Galeria de Arte do SESC-MA. A confraternização em comemoração aos 10 anos de fundação do grupo aconteceu nesta segunda-feira (19), na Galeria, a partir das 17h.

O evento foi todo regado de homenagens. A diretora de Planejamento, Rutinéia Amaral foi a primeira a elogiar a iniciativa que a cada ano se fortalece. Em seguida, a gerente do SESC Deodoro, Valdinete Reis, também parabenizo todos os integrantes, principalmente aqueles que estão desde o inicio do projeto.
Bethânia Pinheiro, atualmente gerente do SESC Itapecuru, relembrou o período que esteve responsável pela Galeria de Arte do SESC e acompanhou de perto o projeto. Ela destaca a importância desses acolhedores durante as visitas as exposições. “Tem gente que volta só por causa desses idosos, da forma como são recebidos”, contou.
Terezinha Brandão da Silva, 77 anos, é uma das integrantes mais antigas do Arte e Prata. Ela conta que o projeto iniciou com 20 idosos, 18 mulheres e 2 homens da primeira turma da Universidade da Terceira Idade (UNITI). Os idosos são responsáveis por receberem os visitantes durante as exposições na Galeria de Arte.
Entre as coisas mais importantes que aprenderam, Terezinha destaca o olhar artístico que não possuía antes. “Antes eu olhava para um quadro e não sabia falar se era a óleo ou outra técnica”, disse. Além de História da Arte, os idosos fazem curso de etiqueta social no trabalho, montagem de galeria e atendimento ao público.
 Com 83 anos, Ariadna Filgueiras garante que aprendeu tudo que desejava e o mais importante: fez muitas amizades. “Todos os dias aprendo novas coisas, quanto mais se vive, mais se aprende”, frisou.
Durante às homenagens, Paula Barros, atual técnica responsável pela Galeria, passou um vídeo com registros fotográficos desses 10 anos de existência do projeto e já sinalizou que em 2012 haverá seletivo para novos acolhedores. “Para fazer parte do grupo, o interessado deve ter mais de 60 anos, deve gostar de ler e ter disponibilidade para ficar um turno”, adiantou.
A confraternização encerrou com um parabéns para o projeto e um delicioso coquetel.

Texto: Lideney Ribeiro