SESC realiza Copa de Natal para alunos do Futebol para Todos

20/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

 

 

 

Responsabilidade social e compromisso com a qualidade de vida são dois dos principais valores do Projeto Futebol para Todos, promovido há quatro anos pelo SESC. Nesta terça (20) e quinta (22), os 120 atletas encerram as atividades deste ano com a Copa de Natal, competição de caráter comemorativo realizada das 9h30 às 18 horas, no Campo do Comerciário, incluindo sorteio de kits esportivos no fim da rodada.
O SESC desenvolve o projeto Futebol Para Todos desde 2008 em comunidades carentes como Maobinha, Vila Flamengo, Vila Cafeteira, Cidade Operária, Recanto da Paz e adjacências. Cerca de 120 crianças e adolescentes, de 4 a 18 anos, praticam futebol de campo três vezes na semana, com aulas por duas horas, sendo uma turma pela manhã e outra à tarde.
A Copa de Natal, que encerra mais um ano de trabalho, acontece nesta terça (20) e quinta (22), no Campo do Comerciário, na Maiobinha. As equipes participam das partidas das 9h30 às 12horas e das 14 às 18 horas. No encerramento, os alunos concorrem a kits esportivos, compostos por chuteira, caneleira, bola, luvas de goleiro, tênis de futsal, tornozeleira e sacola esportiva.
O esporte é mais que uma prática saudável para muitos desses jovens atletas. Arilson Alves (14), morador da Vila Flamengo, conta que o Futebol para Todos possibilitou o treino com segurança e acompanhamento profissional. “Na rua onde moro temos espaço para jogar, mas os usuários de drogas estão sempre no local. No projeto estamos protegidos e temos a possibilidade de aprimorar nossas habilidades”, conta.
 Além das técnicas e jogadas, Alexandre Brandão, professor e responsável pelo projeto, também trabalha o senso de responsabilidade, disciplina e principalmente de respeito. “O projeto nos mantém afastados das ruas. Aqui não podemos falar palavrões durante os jogos, temos que respeitar nossos colegas e adversários e se não estivermos estudando não podemos frequentar as aulas”, conta Leonardo Araújo (16), que há quatro anos treina com o professor Alexandre.
Durante os quatro anos de realização do Futebol para Todos, o projeto tem colecionado conquistas e gerado craques. Este ano, Josué Costa conquistou o título de artilheiro do sub-16 na XXI Copa SESC, com o saldo de 4 gols.   

Texto: Amanda Machado