SESC encerra com sucesso as atividades do projeto Adolescente Cidadão

29/12/2011 às 00:00 por Viviane Franco

Oportunidade. Essa é a palavra que resume os dois meses do Projeto Adolescente Cidadão, realizado este ano na Vila Luizão. Por meio dos cursos de informática e materiais recicláveis, os quarenta jovens participantes, adicionaram na sua bagagem conhecimentos que já estão gerando renda e abrindo portas no mercado de trabalho. Nesta quarta (28), os alunos disponibilizaram toda a produção artística para o público, na Área de Vivência do SESC Deodoro, em uma bela exposição.

Os jovens artistas exibiam orgulhosos as peças que confeccionaram, enquanto estavam disponíveis para solucionar dúvidas sobre as técnicas e materiais utilizados. O curso de materiais recicláveis, com duração de 45 horas, foi ministrado em três módulos: vidro, lata e tecido; papel, jornal e caixa e trabalhos com pet.

Lorena Rodrigues e Mayane Batista, que são vizinhas, não perderam tempo e já estão comercializando juntas caixas de bombom em formato de coração. Elas afirmam que as pessoas gostam bastante do trabalho e que têm conseguido lucros com a atividade.

O curso de informática também supriu as expectativas dos jovens participantes. A maior parte da turma assistiu às aulas de word, windows, excel e power point no Centro Integrado de Defesa Social (CIDS-Norte), localizado no Turu. Os alunos com menos de 15 anos foram instruídos por Jonathan Rocha, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Luizão. O professor revelou que boa parte deles ainda não havia tido contato com os programas de computador, mas adquiriram bastante habilidade. Thalia Rodrigues conta que aprendeu muito no curso e espera que agora tenha uma chance maior de conseguir um emprego.

O Adolescente Cidadão é uma iniciativa do SESC que visa estimular o desenvolvimento e sustentabilidade social de adolescentes que residam em bairros de maior vulnerabilidade social por meio de cursos profissionalizantes, palestras, oficinas e atividades lúdicas.

O encerramento do projeto acontece nesta quinta (29), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. No início de janeiro, todos os alunos receberão os certificados dos cursos profissionalizantes.

 

Texto e Fotos: Amanda Machado