“Queimação de palhinhas” encerra comemorações de Natal no SESC-MA

04/01/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Ritual religioso centenário, a Queimação de Palhinha acontece anualmente no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis. Nesse dia, comunidades mais apegadas às tradições desmontam o presépio após cerimônia realizada por meio de ladainhas, rezas e orações. Celebrando o Menino Jesus, integrantes do Trabalho Social com Idosos (TSI) do SESC-MA realizam nesta sexta-feira (6), a tradicional "Queimação de Palhinhas", na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, às 19h. A queimação encerra a programação de Natal do SESC.

A "Queimação de Palhinhas" retrata os reis magos em visita ao recém-nascido na manjedoura. Durante a realização do ato, fiéis vão desmontando os presépios decorados com uma planta chamada murta. Essas plantas são colocadas em um fogareiro, produzindo um aroma agradável.

 

Enquanto são realizadas essa “queimação”, são cantadas ladainhas próprias para a ocasião e fazem pedidos para o ano que está começando. Segundo a técnica de Cultura do SESC-MA, Adriane Reis, o ritual é praticado por aqueles que têm alguma promessa a pagar.

 

A "Queimação das Palhinhas" é feita, tradicionalmente, nas casas, igrejas e terreiros de religiões de origem africana no Maranhão. A programação desta sexta-feira será acompanhada por 40 idosos do SESC-MA, entre músicos e dançarinos, mas qualquer pessoa pode participar.
 
 
Texto: Lideney Ribeiro / Foto: Divulgação