Educação Ambiental é tema de Semana Pedagógica

10/01/2012 às 00:00 por Viviane Franco

O óleo usado de cozinha misturado com sódio pode virar detergente líquido. Materiais como papelão, plásticos e papeis podem ser revertidos em descontos na conta de energia elétrica. A borra de café pode ser usada como adubo de plantas. Práticas simples no cotidiano podem evitar a degradação ambiental. Para conscientizar os formadores de opinião, de 9 a 11 de janeiro, as professoras da Educação Infantil do SESC-MA participam da Semana Pedagógica que tem como tema “Educação Ambiental: Desafios e perspectivas para Educação Infantil”.
 
Entre os objetivos da Semana Pedagógica está o de ampliar as práticas em Educação Ambiental no Currículo da Educação Infantil. Conforme explica a palestrante Themis Viviane Oliveira Mattos, “o processo de sensibilização, proposto pela Direção Nacional, tem como meta promover trabalhos entre os educadores sobre questões ambientais para que sejam repassados para as crianças e posteriormente para seus familiares”.
 
A palestra sobre Educação Ambiental aconteceu em dois dias, nos dias 9 e 10 de janeiro, pela manhã, ministrado pelas palestrantes Francisca Chaves Marques dos Santos, Themis Viviane Oliveira Matos e Rosilda Rodrigues.
 
No primeiro dia as 13 professoras, 10 de São Luís e 3 de Caxias, conheceram toda legislação ambiental, como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RECNEI), Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
 
No segundo dia, elas participaram de oficinas de ideias para repensarem as formas de reeducação nas práticas cotidianas de preservação ambiental. Para isso elas assistiram a um vídeo sobre desperdício e responderam a atividades. “O professor precisam estar ambientado sobre determinados conteúdos cognitivos para adequar as crianças”, disse Rosilda Rodrigues.
 
Durante os dois dias, as professoras puderam ver como aprendizagem é mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor.
 
“A conscientização é uma cadeia. A gente contribui refletindo sobre o consumo consciente para trabalhar com as crianças que levam para casa e passam para os pais”, comentou Romysia Kassandra Fontinele, professora das turmas de 4 anos.Palestrantes
 
Isso é possível porque o papel da educação ambiental é fundamental para efetivar mudanças e atitudes, comportamentos e procedimentos para jovens, crianças e comunidades. Segundo disse a professora Shirlene Smith, “o aprendizado ambiental é um componente vital, pois oferece motivos que levam os alunos se reconhecerem como parte integrante do meio em que vivem e faz pensar nas alternativas para soluções dos problemas ambientais e ajudar a manter os recursos para as futuras gerações”.
 
A tarde, as professoras de São Luís e Caxias discutem em grupos de trabalho, projetos sobre o tema para serem abordados durante o ano letivo. A Semana Pedagógica encerra no dia 9 com discussão de temas como Educação Musical nas Escolas e Intercâmbio de Experiências.
 
 
Texto e Fotos: Lideney Ribeiro