SESC Solidário inicia arrecadação em prol das vítimas da enchente de Minas

09/02/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A tragédia que devastou 155 municípios de Minas Gerais em janeiro deste ano, deixou milhares de vítimas e desalojados. Em um cenário de destruição, as famílias tentam recomeçar e contam com a admirável solidariedade dos brasileiros. O SESC, que tem como um dos seus principais focos a responsabilidade social, inicia nesta segunda (13) uma campanha em prol dos atingidos pela enchente, com a arrecadação de água mineral, produtos de higiene e limpeza e alimentos enlatados. As doações devem ser entregues no SESC Deodoro, Centro.

Na primeira semana de janeiro, 155 cidades de Minas Gerais foram divididas pela águas da enchente avassaladora. Dessas, 99 declararam estado de emergência. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, cerca de 2, 1 milhões de pessoas foram atingidas pela tragédia. A provável causa foi a reduzida capacidade de absorção devido à urbanização, desmatamento e acúmulo de resíduos na beira dos rios. O excesso de chuva em Minas causou mortes e chamou a atenção de todo o país.
 
A campanha que começa nesta segunda-feira, dia 13, e se estende até 13 de março, visa auxiliar esses milhares de mineiros que aos poucos retomam suas vidas. Em 2009, o SESC também realizou uma grande campanha em prol das famílias atingidas pelas enchentes no Maranhão: o SESC Solidário. Mais de 529 toneladas de alimentos foram arrecadados, sendo 255 toneladas doadas pelo SESC Nacional,cerca de 256 toneladas adquiridas pelo SESC Maranhão com os recursos financeiros doados pelo Departamento Nacional, além das arrecadações dos parceiros e comunidade, que passaram das 16 toneladas. Mais de 43 mil famílias, em cerca de 40 municípios e seus povoados, foram assistidas pelo SESC Solidário.
 

Texto: Amanda Machado