Formandos maranhenses da Escola SESC são aprovados no vestibular

14/02/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Em 2011, a Escola SESC de Ensino Médio aprovou 90% dos seus estudantes em diversas universidades do Brasil. De um total de 141 alunos, quatro maranhenses concluíram o ensino médio e conquistaram o ingresso para cursos superiores. Maísa Silva, de Caxias, foi aprovada para Odontologia na UFPI e Medicina na Gama Filho (RJ); Sabrina Leal, conterrânea da primeira, cursará Engenharia de Produção na UFPI; Yan Soares foi aprovado para Jornalismo na UFMA e Walter Pereira ingressa no curso de Arquitetura na UFRJ, estes de São Luís.

Desde 2008, a Escola SESC de Ensino Médio, localizada no Rio de Janeiro, recebe adolescentes de todo o Brasil, com idade entre 13 e 16 anos, selecionados para vivenciar uma inovadora proposta educacional: uma escola-residência que disponibiliza ensino médio em tempo integral.
 
O objetivo do projeto é formar jovens que apresentem formação em diferentes áreas do conhecimento, tendo como pilares para a capacitação dos alunos, o domínio da língua inglesa, das novas tecnologias e a qualificação profissional.
 
EXPERIÊNCIA
 
Walter Manoel Pereira Neto foi aluno da Escola SESC de Ensino Médio (ESEM) de 2009 a 2011. Filho único da dona de casa Deisimar Natividade Santos Pereira, de 54 anos, o jovem ainda cursava o ensino fundamental numa escola pública da capital quando um grupo do SESC foi de sala em sala anunciar as inscrições para o seletivo da ESEM. Resultado: ele e mais três estudantes do Maranhão foram aprovados e embarcaram para o Rio de Janeiro.
 
Na nova escola, os alunos encontraram uma ampla estrutura física e corpo docente especializado, além de uma pedagogia de ensino voltada para a formação completa do estudante em todas as áreas.
 
Walter conta que ficou encantado com a biblioteca. Foi no ESEM que ele descobriu o prazer pela leitura. Hoje lê em média cinco livros por mês. Outro ponto forte que o estudante aponta foi a possibilidade de intercâmbio cultural com países de língua inglesa e espanhola.
 
Tudo isso serviu de alicerce para que Walter conquistasse a aprovação no primeiro ENEM. O estudante foi aprovado para o curso de Arquitetura na Universidade do Rio de Janeiro. Na opinião dele, a prova foi muito fácil, porque periodicamente os alunos do ESEM são submetidos a simulados e avaliações por áreas. “As provas na Escola eram bem mais difíceis”, garante.
 
Preparando as malas para retornar para o Rio de Janeiro, o estudante leva na bagagem o sonho de concluir os estudos e morar em São Paulo, onde pretende atuar como profissional.
 
 
 Texto: Amanda Machado e Lideney Ribeiro