Crianças caem na folia com o SESC-MA

15/02/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Para cerca de 500 crianças, o Carnaval começou mais cedo. Essa quarta, dia 15, o Projeto Sua Majestade o Carnaval foi inteiramente reservada para elas. Pela manhã, das instituições atendidas pelo Programa Mesa Brasil se divertiram e dançaram ao som de Simony Mouzzy e banda na Matinê Mesa Brasil. À tarde, os alunos da educação infantil do SESC desfilaram criatividade e colocaram os papais para pular junto.

Cerca de 100 crianças, com idade entre 3 e 11 anos, fizeram a maior festa no Ginásio Charles Moritz, no SESC Deodoro. Com serpentina, confete, música e muita empolgação, os pequenos fizeram seu carnaval e a alegria dos pais, presidentes de instituições e voluntários, que seguiam os pequenos e se divertiam com as brincadeiras conduzidas por monitores fantasiados.

A aposentada Leila Ribeiro, de 57 anos, não resistiu à folia e acompanhou boa parte da programação. Ela revelou que desde 1974 é associada do SESC e sempre frequentou os bailes e festas de carnaval. “Há dois anos minha mãe faleceu e foi justamente no período carnavelesco. Reservei-me, mas agora decidi participar novamente dessa festa tão maravilhosa. Mais uma vez o SESC está de parabéns por incentivar e disseminar a cultura maranhense”, afirma.

Ao todo, 220 crianças, das instituições:  Casa Sonho de Criança (Fé em Deus), Clube de Mães Tia Livramento (Mauro Fecury I), Centro Comunitário da Vila Passo, Centro Comunitário Cuidando da Vida (Vila Luizão), Associação Beneficente de Mães da Vila Nova, Creche Escola São Raimundo (Vila Brasil) e Lar de José (Anil), participaram da Matinê Mesa Brasil.

A vendedora Camila Mota (21), mãe dos pequenos Ingrid, de 2 aninhos, e Nicolas, de 3 anos, acompanhava bem de perto a diversão dos novos foliões. As crianças, que fazem parte da Creche Escola São Raimundo, não pararam um só instante.

Maria Raimunda de Abreu, a Raimundinha, conta que mandou confeccionar fantasia e camisa, com a frase “Carnaval da Alegria”, para todas as 60 crianças participantes. “O SESC permitiu que nossos pequenos pudessem comemorar o carnaval em um ambiente familiar e adequado para eles. Estamos muito felizes pelo convite e por essa linda festa”, parabeniza.

FOLIA MIRIM

A festa da Educação Infantil do SESC foi a tarde e reuniu os alunos do turno matutino e vespertino em um momento de descontração na companhia dos pais e irmãozinhos. Ao todo, mais de 300 crianças caíram na folia fantasiadas de super-heróis, princesas, havaianas e, como não podia falta, dos tradicionais fofões.

A Vesperal Folia Mirim foi animada pela cantora Simone Mouzzy que cantou músicas infantis e sucessos de cantores das quais as crianças são fãs, como Luan Santana e Michel Teló. Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Elenildes Figueiredo, a cada ano a equipe aprimora e torna o evento ainda mais animado. “Este ano a divulgação foi antecipada, os pais foram incentivados a participar e isso tudo contribuiu para que as crianças ficassem mais a vontade”, disse.

Na opinião da técnica administrativa, Naira Moraes, o evento foi bem organizado. “Gostei de tudo, da atração, do espaço, lanche para as crianças”, destacou.

Eu acho muito bom para as crianças, principalmente porque elas brincam se divertem e isso é mais importante”, frisou a técnica em Enfermagem, Magdala de Fátima Viveiros elogiando a programação voltada especialmente para crianças. 

 

Texto: Amanda Machado e Lideney Ribeiro / Fotos: Ariana Araújo