Especialistas dão dica de cuidados básicos com a saúde no Carnaval

15/02/2012 às 00:00 por Viviane Franco

É Carnaval! Período em que as pessoas aproveitam para extravasar em festas que duram horas, sair em blocos de rua, participar de ensaios de escolas de samba e acompanhar trios elétricos. Para não deixar que os momentos de alegria se transformem em lembranças desagradáveis, são necessários alguns cuidados, conforme recomendam os profissionais do SESC-MA.

Segurança na hora da paquera
 
No quesito saúde, a coordenadora dos Projetos de Saúde Preventiva, Geísa Cutrim, alerta para a importância do preservativo. O uso dele, conforme destaca, é importante não somente para prevenir apenas contra gravidez, mas principalmente contra as chamadas DSTS – Doenças Sexualmente Transmissíveis, inclusive a AIDS.
 
“O preservativo previne contra a AIDS, hepatites, e outras doenças sexualmente transmissíveis, mas para isso é preciso seguir alguns cuidados na hora de colocá-lo, pois pode causar pequenas fissuras e a prevenção fica comprometida”, destacou.
 
Além do uso da camisinha, é importante que as vacinas estejam em dias, principalmente contra HPV — porque o contágio pelo vírus pode acontecer mesmo quando há uso de preservativo, se a parte da pele não coberta pela camisinha estiver infectada — e contra Hepatite B, já que a doença é transmitida por sangue contaminado.
 
O beijo na boca, muito comum, também precisa de cautela, pois duas pessoas trocam em média 250 tipos diferentes bactérias e podem transmitir ou contrair doenças perigosas, como faringite, laringite, amigdalite, herpes labial, mononucleose, hepatites A e B, HPV, meningite, gripe, dentre outras.
 
Durante toda a programação, o SESC Saúde promove a Campanha SESC Saúde Folia com orientação e distribuição de Kit Prevenção com preservativo e folder informativo para orientar os foliões. “Não se pode esquecer que evitar o uso de substâncias que modifiquem as funções do organismo, também é essencial para garantir a saúde durante o Carnaval e em qualquer época do ano”, concluiu.
 
Alimentação
 
Para não perder o ritmo, o folião não pode negligenciar a alimentação. Qualquer descuido pode gerar fraqueza e o  desgaste físico, além de debilitar o organismo. O Técnico em Nutrição do SESC, Karlos André Paixão Lopes, recomenda uma refeição bem equilibrada e nutritiva, com proteínas e carboidratos.
 
Antes da folia, alerta o nutricionista, deve-se evitar comidas pesadas e que dificultem a digestão. O ideal é fazer refeições leves, de preferência com caldo, como frango ao molho ou sopas. Essa dica vale para todas as idades, principalmente para foliões da terceira idade.
 
Karlos chama atenção quanto ao consumo de bebidas alcoólicas. É importante não exagerar para não haver complicações no fígado, coração e para evitar acidentes no trânsito. "Dirigir bêbado é um risco tanto para quem consome a bebida como para quem segue todas as regras", comentou.
 
No Restaurante do SESC, o cardápio é variado. Diariamente são oferecidos alimentos leves e pesados, para agradar ao público preferencial, porém, adverte o especialista, nos dias de folia opte pelas refeições menos gordurosas.
 
Preparo físico
 
Muitas pessoas passam o ano numa rotina sedentária e no período carnavalesco passam horas em bailes dançando e pulando. A professora do Setor de Desenvolvimento Físico Esportivo do SESC, Amanda Passos, lembra que durante a atividade física há um aumento da frequência cardíaca, então é bom não exagerar. “Se sentir cansaço sente-se e descanse um pouco!”, recomenda.
 
A profissional recomenda o uso de roupas leves e o uso de calçado como tênis com meia, de preferência com amortecedor para proteger as articulações e de agentes externos como garrafas de vidro e latas de bebidas descartadas indevidamente oferecem risco de tétano.
 
Suor e desidratação
 
Os especialistas foram unânimes na recomendação quanto a hidratação durante o carnaval, em que o ritmos frenético aumenta o gasto energético e o corpo perde muita água e sais minerais pelo suor. A dica é levar uma garrafinha de água a tira-colo, ou se preferir, consumir sucos naturais e isotônicos, principalmente a água-de-coco, como destaca a professora Amanda.
 
Para quem consome bebidas alcoólicas, é preciso redobrar a atenção. A ingestão de álcool deve ser intercalada com a de água, o que mantém a pessoa hidratada e ajuda a evitar a ressaca. Após todos esses cuidados o folião pode brincar a vontade o carnaval.
 
 
 
Texto: Lideney Ribeiro / Foto: Divulgação