SESC presta atendimento em Saúde Bucal durante Cidade Solidária e Cidadania Para Todos

05/03/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Cerca de 95% dos brasileiros sofrem de cárie e outras doença bucais que podem ser evitados com uma escovação adequada e o uso do fio dental. Visando orientar a população sobre como cuidar bem dos dentes, o SESC realizou durante o "Cidade Solidária e Cidadania Para Todos" promovido sábado (3), orientação sobre escovação e aplicação tópica de flúor.

As pessoas formaram uma enorme fila para receber a orientação dada pela técnica em saúde bucal, Renilde Santana, que ensinou como escovar corretamente os dentes superiores e inferiores, não esquecendo a língua e o uso do fio dental.
 
Dicas importantes, segundo a dona de casa Nívia Regina Belfort, de 36 anos, moradora do Coroadinho que estava com seu filho de apenas 2 anos. “Muito importante ações como essas para ensinar as pessoas coisas que fazem parte do nosso dia a dia”, destacou.
 
Antonio João da Silva Teixeira, 42 anos, aposentado, veio do Pão de Açúcar participar do evento e conta que só agora aprendeu a maneira certa de escovar os dentes. “A gente costuma escovar os dentes da maneira indo e voltando e não de forma circular como a técnica ensinou, sem contar que sempre esquecemos o uso do fio dental. De agora em diante vou ser mais atencioso com meus dentes”, frisou.
 
Outro beneficiado com o atendimento, Paulo da Silva, 46 anos, lavrador morador do povoado Arraial, no Maracanã, conta que se tivesse recebido essas orientações talvez não tivesse perdido tantos dentes ao longo da vida. “Vou cuidar do restante dos dentes que tenho escovando melhor e não se esquecendo de escovar a língua, que para mim foi novidade!”,  exclamou.
 
Além da orientação, o SESC disponibilizou 300 kits compostos com escova, creme e fio dental para cada pessoa que visitou o stand institucional. “O SESC acredita no trabalho de responsabilidade voltado principalmente para a população com baixo poder aquisitivo e com pouco acesso às informações, por isso aproveitamos oportunidades como essas em que são oferecidos serviços com acesso facilitado para orientar e levar atendimento às pessoas”, disse Rosângela Durans, agente de atividades sociais do SESC.
 
O Cidade Solidária, que este ano conta com a parceria do Cidadania Para Todos, é um evento promovido pela Prefeitura de São Luís em parceria com várias instituições e profissionais da saúde, assistência social, qualidade de vida e meio ambiente que voluntariamente participam atendendo a comunidade e as suas respectivas necessidades emergenciais. As ações aconteceram durante todo o dia, a partir das 9h na Praça Maria Aragão, Centro de São Luís.
 

Texto e Foto: Lideney Ribeiro