Mostra de Ilustrações abre calendário de eventos da Galeria de Arte do SESC

14/03/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Da obra de Gonçalves Dias, o estudante de Artes Dayvid Almeida, produziu a ilustração intitulada “São Luís – cantos, contos e poesias”, uma obra que mescla elementos da cultura ludovicense com a imagem da índia representando os povos que habitavam o local. Outro estudante, Tarsis Aires, se baseou no poema “Pequena Ode a Tróia”, de Nauro Machado para criar seu trabalho “21º Século em Tróia”. Esses e outros trabalhos compõem a I Mostra de Ilustração Temática São Luís 400 anos: revivendo a Athenas Brasileira, que está à disposição do público até 30 deste mês, das 8h30 às 17h30, na Galeria de Arte do SESC-MA.

Os trabalhos expostos foram selecionados a partir do Concurso de Ilustrações de iniciativa do Grupo DRAO – Teatro da (In)Constância em parceria com o SESC, com que tem como objetivo resgatar a produção de ilustrações, além de homenagear São Luís, por meio da obra de escritores regionais que exaltaram em suas obras a “Atenas Brasileira”.
 
“O concurso buscou provocar esse encontro entre a linguagem artística e a literatura”, explicou Ivaldo Júnior, idealizador do projeto. Segundo ele, na última semana de março, serão escolhidas as três obras mais expressivas. A primeira colocada vai receber R$ 500 e a segunda e a terceira, com kits de desenho profissional.
 
Na noite do dia 13, os artistas e ilustradores participaram da abertura realizada na Galeria de Arte do SESC, evento que abre a temporada 2012 de exposições. Entre os artistas, estava a estudante de Design, Mariana Carvalho, autora da obra “São Luís, chão de poesia” inspirada na obra de José Chagas, Apanhados do Chão. Utilizando a técnica lápis sobre papel, a artista expôs conceitos de passado, presente e futuro presentes na obra por meio da ilustração da Casa das Tulhas, do Projeto Reviver e da modernização de São Luís.
 
Diego Lobato, professor de Arte, se denomina como um apaixonado por obras que exaltam a mulher. Em seu trabalho, o artista representou por meio da imagem da coreira e das cores características da cultura africana, vermelho, verde e amarelo. A inspiração para o trabalho foi a obra Tambores de Josué Montelo.
 
“Mais do que um incentivo a novos autores, o concurso representou um incentivo a leitura de autores da literatura maranhense que fizeram parte desses 400 anos da nossa história”, resumiu.
 
A Mostra é composta por 10 imagens produzidas por diferentes técnicas: carvão, grafite e até computação gráfica. Para conferir esses e outros trabalhos basta agendar pelo telefone 3216-3830.
 
 
Texto e Foto: Lideney Ribeiro