SESC participa da VI Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces

14/03/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Com o tema “Água, alimento para a vida”, nesta quinta-feira, 15, acontece a abertura da VI Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces promovido pela Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (CAEMA) em parceria com o SESC-MA. O evento acontece até o dia 22 de março, das 8h às 17h, no SESC Deodoro.
 
A abertura do evento acontece às 15h, na Área de Vivência do SESC Deodoro, com a participação da Banda de Música da Guarda Municipal e o Coral da Terceira Idade do SESC. Após a cerimônia, será ministrado a palestra “Água, alimento para a vida” com o palestrante Julio César Reis da Silva da FUNASA.
 
A programação será retomada na segunda-feira, 19, com a palestra “Clima no Maranhão”, com o palestrante Jucivan Ribeiro, da UEMA, para alunos do SOS Vestibular, no auditório do SESC Deodoro, às 9h.
 
A tarde, os alunos do turno vespertino assistem à palestra “Água e Alimento”, com o palestrante Paulo César Miranda Melo, da UFMA, no mesmo local.
 
Durante toda a terça-feira, 20, a comunidade poderá participar do Laboratório Entomológico, promovido pela Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (SVES) e pela Coordenação de Controle da Dengue (SEMUS).
 
Durante todos os dias de programação, paralelamente a essas atividades, na Área de Vivência acontece a exposição da maquete “Reuso da Água”, dos projetos “Reciclar para não acumular” e “Do lixo para o luxo”, do Núcleo de Educação Ambiental do Parque do Bom Menino.
 
No SESC a programação encerra na quinta-feira, 22, às 15h, com programação especial com a participação da Banda “Retratos e Canções”.
 
A Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces foi instituída, no Maranhão, pela lei  nº 7.869 de 2003. Anteriormente, em 1992, uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 22 de Março, como Dia Mundial da Água, publicando naquele ano a “Declaração Universal dos Direitos da Água”.  E é da ONU que vêm o tema que irá inspirar a temática estadual a ser trabalhada na Semana das Águas maranhense.
 
Dentre as instituições envolvidas no evento destacam-se a CAEMA; o SESC; o Instituto Federal do Maranhão (IFMA); o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (IIMPUR); a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM); o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e a Superintendência da Defesa Civil.
 
Confira a programação completa: clique aqui!
 

 

Texto: Lideney Ribeiro / Foto: Divulgação