Abertura da VI Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces do Maranhão realizada no SESC-MA

16/03/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Atualmente, metade da população mundial enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Na semana em que se comemora o “Dia Mundial da Água” esses e outros assuntos relacionados ao uso consciente desse bem indispensável à vida serão discutidos na VI Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces do Maranhão, evento que teve início na tarde desta quinta-feira, 15, no SESC Deodoro.

O evento que tem como tema “Água, Alimento para a Vida” reuniu representantes de várias instituições de São Luís, em uma parceria que visa conscientizar a sociedade sobre as questões voltadas para o controle, educação e preservação dos aquíferos superficiais e subterrâneos, como também envolver e sensibilizar quanto à valorização dos recursos hídricos no estado do Maranhão.

“O SESC que tem como um dos princípios norteadores a preservação do meio ambiente e busca estar envolvido em eventos de conscientização da sua clientela, em primeiro lugar e, consequentemente, da sociedade da necessidade de preservação desse bem que é vital para todo ser humano”, destacou a Gerente do SESC Deodoro, Valdinete Reis.

A cerimônia de abertura aconteceu às 15h, no SESC Deodoro e teve a participação da Banda de Música da Guarda Municipal e do Coral “Vozes da Sabedoria”, da Terceira Idade do SESC. Em seguida, os presentes assistiram à palestra “Água, Alimento para a Vida”, proferida pelo biólogo Julio Cesar Reis da Silva.

Paralelo ao evento, participantes do projeto “Do lixo para o luxo”, do Parque do Bom Menino, trouxeram os materiais resultantes das oficinas de reciclagem para escolas municipais e órgãos públicos.

Estavam presentes representantes da Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais Secretaria de Meio Ambiente do Município, Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, reitorias das universidades Federal do Maranhão (UFMA) e Estadual do Maranhão (UEMA), Secretaria de Estado da Saúde, Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, da Fundação Nacional de Saúde, Núcleo de Educação Ambiental do Parque do Bom Menino, Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Luís, Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Comando do 24º Batalhão de Caçadores, Capitania dos Portos do Estado do Maranhão, Faculdade Pitágoras, diretoria Regional do SESC Maranhão, Serviço Social da Indústria, Fundação Bradesco, Superintendência Regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); coordenação de Engenharia Ambiental do Uniceuma e outras autoridades, além da Diretoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).

O evento acontece até o dia 22, quinta-feira, quando se comemora o Dia Mundial da Água, e conta com uma vasta programação como oficinas, minicursos, palestras, caminhadas, visitas técnicas e exposições. Durante toda a semana participarão das atividades, estudantes dos níveis Fundamental, Médio e Superior; pós-graduados; mestres; doutores; empresários; gestores; comunidades e demais interessados na conscientização ambiental.

O encerramento acontece na Área de Vivência do SESC Deodoro, às 15h, com programação especial com a participação da Banda “Retratos e Canções”.

Além do SESC, a Semana é realizada em parceria com a UFMA, UEMA, Núcleo de Educação Ambiental/IMPUR, Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), SVES, Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC-GPA), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), SGLBA, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental do Maranhão (ABES-MA), Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIU-MA) e Cooperativa dos Técnicos em Proteção Ambiental Centro em Mirador (COOPERMIRA).

A Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces foi instituída, no Maranhão, pela Lei nº 7.869 de 2003. Anteriormente, em 1992, uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 22 de Março, como Dia Mundial da Água, publicando naquele ano a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. E é da ONU que vêm o tema que irá inspirar a temática estadual a ser trabalhada na Semana das Águas Maranhense.

Veja a programação completa: clique aqui

 

Texto e Foto: Lideney Ribeiro